11 Dicas para usar o Linkedin a favor da sua carreira

11 Dicas para usar o Linkedin a favor da sua carreiraO Linkedin é uma rede social que além de gerar oportunidades de emprego, conecta profissionais, empresas e clientes. Conta com 300 milhões de usuários no mundo e o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking dos países (atrás dos Estados Unidos com 84 milhões de usuários e da Índia, com 21 milhões) com maior presença, com 25 milhões de usuários, número que inclui profissionais do agronegócio.

Segundo um blog publicado no site da FGV, o setor do agronegócio vem colhendo muitos frutos ao investir em perfis na rede.

Com o cenário favorável da área e demanda do mercado crescente por profissionais qualificados, quem é do setor não deve ficar de fora! É preciso criar conexões, investir em tecnologia, interações, mostrar autoridade e qualificação.

O Linkedin pode ser uma excelente opção para conquistar uma vaga diferenciada no mercado. Confira abaixo dicas para criar e manter um perfil profissional atrativo:

1. Perfil atualizado

Essencial é ter um perfil sempre atualizado:

• Procure selecionar uma foto de perfil sóbria e profissional
  • Escolha uma boa foto de capa para se comunicar com os visitantes do seu perfil

Seja um usuário ativo na rede social, nunca abandone seu perfil, ele precisa de você!

2. Crie um resumo completo

Elabore um pequeno resumo de 2 mil caracteres sobre você. Pense em como é que você quer que as pessoas te vejam.

Roteiro:

• Apresente-se
  • Fale sobre seus interesses profissionais
  • Defina sua área de atuação
  • Fale o que te motiva
  • Inclua informações de contato

Não se esqueça de incluir palavras-chaves da sua qualificação. Na hora da busca, a empresa tem mais chances de encontrar o seu perfil profissional como resultado.

3. Escolha bem o seu título profissional

Seu título é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que continuem lendo o seu perfil.

4. Mantenha atualizada a sua experiência

Complete todos os campos e tenha em mente que quanto mais completo o seu perfil estiver, melhor será a impressão que você deixará para os visitantes.

5. Peça recomendações

Todas as recomendações dadas a você irão deixar o seu perfil ainda mais confiável  e rico em detalhes.

6. Pontue suas habilidades

• Faça uma lista e insira no seu perfil. Se tiver dificuldade, pesquise outros perfis para ter uma base.
  • Peça recomendações de suas habilidades aos seus amigos ou conhecidos.

7. Siga empresas que te interessem e faça parte de grupos da sua área

• Faça parte de grupos de discussões sobre a sua formação ou ramo.
  • Comece a seguir empresas de referência do seu ramo e empresas em que pretende trabalhar.

8. Personalize os convites para conexões

Lembre-se que nesta rede, você nem sempre conhecerá todos. Personalizar seu convite irá mostrar ao seu “amigo” que você quer fazer parte da rede dele de conexões porque ele pode ser uma referência pra você.

9. Atenção aos erros de português e conteúdos publicados

Tenha atenção com o conteúdo do seu perfil! Lembre-se que basta uma primeira impressão para que as empresas tenham ou não interesse em você.

10. Crie seus próprios conteúdos e compartilhe conteúdos de referência

Mostrar às suas conexões e aos seus “futuros chefes” que você possui interesse e domínio de assuntos da área.

11. Não minta

Nunca, em momento algum. Não minta para parecer melhor e não minta para parecer menos pior.

Texto adaptado do blog “LinkedIn: 13 dicas incríveis para você ter um perfil campeão” da Rock Content.

São várias as oportunidades de emprego no agronegócio:

Natália Ribeiro

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e Técnica em Meio Ambiente e Agroenergia formada pela Fundação Roge. Possui experiências no setor público na área assessoria de imprensa e produção audiovisual. Atualmente, é Design e Social Media na Fundação Roge, apaixonada por comunicação e marketing.