Como escolher híbridos de milho para silagem?

Como escolher híbridos de milho para silagemO milho é uma das culturas mais utilizadas na produção de silagem para bovinos no Brasil. Apresenta bom rendimento, qualidade de fermentação e valor nutritivo. Os animais aceitam bem e o custo operacional é considerado baixo. A qualidade da silagem de milho varia de ano para ano em função do clima, condições do solo e a escolha dos híbridos.

Escolha dos híbridos

A escolha correta do híbrido de milho pode significar o lucro ou o prejuízo na produção de silagem. Um bom híbrido favorece diretamente a qualidade da silagem, impactando no rendimento da produção de leite ou carne.

“Há um consenso entre extensionistas e pesquisadores que define a planta ideal para ensilagem como sendo aquela que apresenta alta percentagem de grãos na silagem, que contenha fibras de melhor digestibilidade e, obviamente, apresente alta produtividade de massa.(...) a escolha do material para silagem deve ser criteriosa, levando-se em conta o ciclo e o tipo de cultivar, sua produção de grãos e massa seca, sua proporção de grãos e boa qualidade da fração verde. Dificilmente todas essas características serão encontradas em uma única cultivar. Neste caso, aconselha-se optar por aquelas que apresentem alta produtividade de massa e boa percentagem de grãos, assegurando um processo de fermentação melhor e garantindo ingestão voluntária compatível com o elevado desempenho animal esperado.” (AGEITEC - Agência Embrapa de Informação Tecnológica).

O que considerar na escolha dos híbridos

• Baixo teor de fibra: quanto maior o teor de fibra (FDN), menor será a digestibilidade da planta. Uma boa silagem tem o teor de FDN entre 38% e 45%, o que pode ser avaliado em uma análise bromatológica;

• Alta produtividade de grãos;

• Alta produtividade de massa seca;

• Tolerância a pragas e doenças: deve-se identificar as doenças mais comuns na região e procurar por híbridos mais resistentes a esses agentes;

• Ciclo vegetativo alinhado ao manejo de corte da planta para ensilar: uma forma eficiente de garantir o corte no ponto ideal é a combinação de híbridos de ciclos diferentes;

• Híbridos testados por mais de um ano produtivo e em diferentes áreas, mas com mesmas características ambientais (Revista Leite Integral);

• Híbridos analisados por entidades com profissionais habilitados, em centros de pesquisas, cooperativas, institutos e universidades.

Resumindo as orientações, a escolha de híbridos, mais que baseada apenas em opiniões, preço de sementes e resultados não comprovados, deve ser levada a sério, buscando a alta produção de forragem, de alto valor energético, reduzindo custos que impactam diretamente na produção no campo.

Deve-se ter em mente também, que a qualidade da silagem de milho também sofre influência do momento de corte, do tamanho de picado, do tempo de conservação no silo e da relação concentrado volumoso na dieta e no seu potencial de produtividade.

Está à procura de sementes de qualidade para o plantio de milho? A nossa loja agropecuária AgroROGE tem!

Fale conosco pelos contatos:

Whatsapp: (35) 99721-0172

Email: atendimento@agroroge.com.br