Análise de solo: 8 passos para coletar amostras

Análise de solo 8 passos para coletar amostrasAntes do plantio, é muito importante fazer a análise de solo para avaliar as correções necessárias que irão garantir o bom desenvolvimento das sementes. A área de plantio deve ter a quantidade adequada de nutrientes para cada forrageira escolhida pelo produtor rural.

A análise de solo é o principal instrumento para o diagnóstico da sua fertilidade, pois a avaliação visual não é suficiente para determinar possíveis problemas nutricionais das plantas. A análise garante maior precisão, o que definirá a adubação correta, e consequentemente, aumentar as chances de maior produtividade.

Tipos de análise de solo

Química - A análise química avalia a fertilidade do solo, informando a quantidade de nutrientes, pH e matéria orgânica encontrada no local. Desta forma, com a ajuda de um técnico, saber a quantidade de nutrientes necessária a ser incorporada na área específica.

Granulométrica - A granulométrica determina a quantidade de constituintes do solo (areia, silte, argila) que influenciam no seu correto uso, mostrando assim seu risco de erosão, sua disponibilidade de água para as plantas, e até mesmo qual a melhor cultura a ser implantada naquela área.

Como coletar a amostra

1- Retirar a primeira camada, com restos de vegetação

2- Se usar o trado: colocar no local e girar até alcançar entre 10cm e 20cm de profundidade

3- Se usar a enxada: retirar uma porção uniforme

4- Deixar a terra retirada secar por um período

5- Colocar a terra em saco plástico fornecido ou não pelo laboratório que irá analisar

6- Enviar para o laboratório e aguardar os resultados

7- Chamar um técnico para ler os dados e fazer as recomendações de correção

8- Guarde as amostras anuais para fazer comparativos

Dica importante:

Garantir amostras que representem toda a área a ser utilizada para o plantio, pois pode haver diferenças nutricionais consideráveis em uma mesma área.

Na agropecuária o uso do solo para o plantio eficiente de forrageiras interfere diretamente na qualidade do alimento produzido para o gado.

Falando em forrageiras, que tal conhecer 3 tipos para produção de silagem?

CLIQUE AQUI