3 Parâmetros de Avaliação da Qualidade do Leite

Com um cenário altamente competitivo para o produtor leiteiro a questão da qualidade do leite é um fator decisivo para garantir o seu espaço no mercado. Neste contexto, é fundamental garantir qualidade através das ações corretas de manejo.

O uso de inoculantes no melhoramento da silagem

A alimentação dos animais reflete muito nos resultados de uma fazenda de leite, pois interfere diretamente na produção de leite. Por isso, a nutrição chega a representar mais da metade dos gastos de um rebanho leiteiro. A vaca vai produzir conforme o alimento que ela está ingerindo, por isso é preciso ter uma dieta bem formulada e com ingredientes de boa qualidade para que o animal possa expressar todo o seu potencial genético na produção de leite.

CETOSE: doença comum e silenciosa nos rebanhos leiteiros

A cetose é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção, especialmente as vacas leiteiras. Conhecida como acetonemia, é causada devido uma alteração do déficit de energia do animal, pois a quantidade energética que o animal consome não atende à sua demanda.

Orgulho de fazer parte da Fundação Roge!

Em 18 anos de história acumulamos casos de sucesso de jovens que iniciaram aqui suas carreiras profissionais e que hoje são agentes transformadores nas áreas em que atuam. Compartilhamos com você a trajetória do ex-aluno Marco Túlio:

Anomalias: as vilãs da produtividade

Foto: Shutterstock/Divulgação SIS-Sebrae 

       Artigo do Prof. Paulo Machado - CLÍNICA DO LEITE 

Você já parou para pensar em todos os fatores que podem atrapalhar ou até mesmo interromper a rotina de produção na fazenda? Não me refiro, aqui, aos grandes problemas, mas sim a falhas cotidianas, que acabam por quebrar o fluxo do trabalho, impedindo que os processos sejam realizados da forma adequada e, por consequência, os resultados esperados sejam alcançados.

9 Passos para aumentar a taxa de prenhez do rebanho de leite

O bom desempenho reprodutivo traz muitos benefícios ao produtor leiteiro e principalmente o aumento da produção. A taxa de prenhez é um índice para se avaliar a velocidade com a qual se consegue emprenhar as vacas dentro de um rebanho leiteiro. Quanto maior esse índice, maior a eficiência reprodutiva na fazenda.

Silagem de sorgo: maior produtividade com menor custo

A silagem de sorgo é uma opção para a alimentação de bovinos leiteiros que vem crescendo muito no Brasil. Após o milho, é a cultura anual mais importante para a produção silagem a ser oferecida como alimento volumoso para vacas leiteiras, durante o período seco do ano.

Uso de aplicativos na gestão de fazendas de leite

Gerir uma fazenda não é tarefa fácil, o produtor leiteiro sabe o desafio que é fazer o gerenciamento de todos os processos da propriedade, principalmente sem a ajuda de especialistas ou sem uma ferramenta de suporte. 

Mantenha a brucelose longe do seu rebanho!

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella. A bactéria se localiza no útero, na placenta ou no úbere das fêmeas doentes e nos testículos de bovinos infectados. Animais com sexualidade madura e vacas prenhas  têm tendência maior à brucelose. Assim, a principal característica da doença é causar problemas reprodutivos.

Vantagens da ordenha robotizada

O sistema de ordenha robotizada também é conhecido como sistema voluntário de ordenha originado do inglês: VMS - Voluntary Milking System. Possui esse nome porque são as vacas que escolhem a frequência e o melhor horário para a ordenha. As vacas são ordenhadas quando sentem vontade, em um ambiente tranquilo, calmo e sem nenhum estresse, o que consequentemente, aumenta a produtividade.

New Call-to-action
Fundação Roge

Blog Fundação Roge

Tudo sobre bovinocultura leiteira.

 

Inscreva-se em nosso blog!

Artigos Recentes

New Call-to-action