Estímulo às ações sociais na Academia do Leite

Neste ano, iniciamos com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Academia do Leite, o “Projeto de Ações Sociais”, uma oportunidade de desenvolver atividades de voluntariado educativo.

Este trabalho traz benefícios para a comunidade e, principalmente, para cada aluno e colaborador que se deixa envolver.

7 Plantas tóxicas que podem envenenar o rebanho de leite

Animais criados a pasto possuem maior facilidade de movimentação e com isso o risco da ingestão de plantas tóxicas aumenta. Segundo artigo da Revista Leite Integral em abril de 2018, “no Brasil, casos de intoxicação por plantas são comuns e ocupam a terceira posição entre as principais causas de mortalidade em bovinos, perdendo somente para raiva e botulismo”.

8 Maneiras de evitar a varíola bovina

Caracterizada como zoonose, o que significa que pode ser transmitida também ao ser humano em contato com o animal infectado, a varíola bovina é uma doença infectocontagiosa causada por vírus que traz graves problemas sanitários e prejuízos econômicos. A principal característica é o aparecimento de lesões nos tetos das vacas.

Como evitar os abortos em bovinos?

* Material elaborado por alunos do Projeto de Reprodução da Academia do Leite - Fundação Roge de 2016 sob orientação do Professor e Médico veterinário Michel Nogueira.

O que é um aborto bovino?

Abortamento em vacas leiteiras é comumente definido como perda fetal entre os dias 42 e 260 de gestação. As principais causas infecciosas estão relacionadas a agentes bacterianos, virais e protozoários.

8 Cuidados na utilização da ureia na alimentação bovina

A ureia é utilizada como alternativa na suplementação da alimentação bovina. É uma opção viável principalmente na época da seca, quando as forragens apresentam baixas taxas de crescimento e níveis de proteínas.

Escore de locomoção: ferramenta de avaliação do bem estar animal

A busca constante por um rebanho leiteiro mais produtivo tem exigido do produtor maior eficiência no manejo. Uma das preocupações é que as vacas de hoje possuem o úbere maior e costumam ser mais pesadas, sobrecarregando o casco, o que pode impactar no sistema locomotor. Avaliar o escore de locomoção ajuda a identificar com rapidez qualquer alteração, evitando o sofrimento animal e prejuízos de produção.

Mastite clínica e mastite subclínica: sintomas, prevenção e tratamento

* Texto adaptado do trabalho de conclusão de curso “Ocorrência e confronto de mastites clínica e subclínica na propriedade sítio São José no município de Maria da Fé”, de João Otávio Silva Custódio, ex-aluno do Curso de Agropecuária da Academia do Leite, sob orientação do professor: Natan Ferreira – Zootecnista.

A mastite é classificada como inflamação da glândula mamária, que pode ser gerada por bactérias e fungos, que atingem um ou mais quartos mamários de uma vaca. Há dois tipos de mastite

Projeções do crescimento leiteiro 2016/2017 a 2026/2027

Fonte: Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

De acordo com as projeções do crescimento leiteiro, a produção  deverá crescer nos próximos 10 anos a uma taxa anual entre 2,1 e 3,0%. Essas taxas correspondem a passar de uma produção de 34,5 bilhões de litros em 2017 para valores entre 43,0 e 48,0 bilhões de litros no final do período das projeções.

Como conectar os empregados ao negócio?

Artigo do Prof. Paulo Machado - CLÍNICA DO LEITE

Quando o assunto é gestão de pessoas, engajar a equipe está entre os grandes desafios nas fazendas produtoras de leite - e também na maior parte dos negócios, em todos os setores. Talvez esse desafio esteja relacionado ao próprio entendimento do conceito e a sua aplicação prática. Afinal o que significa ter na equipe uma pessoa engajada?

Como evitar doenças de cascos em bovinos de leite

Uma das principais dificuldades da pecuária leiteira são as afecções podais, conhecidas como problemas de cascos, e que merecem muita atenção. Quando um bovino apresenta algum incômodo de casco, não consegue andar direito e não consegue se alimentar bem, toda a funcionalidade do corpo é comprometida.