Como conectar os empregados ao negócio?

Artigo do Prof. Paulo Machado - CLÍNICA DO LEITE

Quando o assunto é gestão de pessoas, engajar a equipe está entre os grandes desafios nas fazendas produtoras de leite - e também na maior parte dos negócios, em todos os setores. Talvez esse desafio esteja relacionado ao próprio entendimento do conceito e a sua aplicação prática. Afinal o que significa ter na equipe uma pessoa engajada?

Como evitar doenças de cascos em bovinos de leite

Uma das principais dificuldades da pecuária leiteira são as afecções podais, conhecidas como problemas de cascos, e que merecem muita atenção. Quando um bovino apresenta algum incômodo de casco, não consegue andar direito e não consegue se alimentar bem, toda a funcionalidade do corpo é comprometida.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Lucro e sustentabilidade

A Integração Lavoura Pecuária e Floresta, ou sistema ILPF, é a combinação intencional de pastagem, árvores e gado  numa mesma área, manejados de forma integrada. O objetivo dessa associação de culturas é aumentar produtividade, podendo gerar o aumento de benefícios econômicos e ambientais.

6 Consequências negativas da consanguinidade em rebanhos leiteiros

A consanguinidade, ou endogamia, é o sistema de acasalamento entre animais com certo grau de parentesco. Por razões principalmente econômicas, essa prática ainda é presente em pequenas propriedades. O problema é que pesquisas e relatos de produtores deixam claro que, de forma geral, o sistema interfere negativamente no melhoramento genético de rebanhos bovinos e, consequentemente, na produção de leite.

Vantagens da terceirização de cria e recria

Sabe-se que a fase de cria e recria demanda muitos cuidados e investimentos para o produtor leiteiro. É sem dúvida uma fase desafiadora, pois é a partir deste momento que ocorre a transformação do animal sensível para o animal produtivo.

Mineralização de vacas leiteiras

O uso de uma mistura mineral de boa qualidade proporciona bons resultados na atividade leiteira. A mineralização feita de forma correta permite que o gado de leite utilize com maior eficiência todos os outros nutrientes disponíveis presentes nos alimentos fornecidos, garantindo uma boa produção de leite.

Como o estresse calórico impacta na produção leiteira

* Texto adaptado do material “Estresse Calórico” elaborado por alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Fundação Roge em 2016, para o projeto de Reprodução Bovina.

Quando a temperatura ambiente excede a zona de conforto térmico, também chamada de zona termo-neutro, a vaca estará sofrendo de estresse causado pelo excesso de calor.

“Snaplage”: nova opção na produção de silagem de milho

Assim como o desenvolvimento de outras atividades, o mercado leiteiro vem se expandindo e ganhando força no agronegócio brasileiro e com isso surge a necessidade de melhorias constantes.

5 Tecnologias que otimizam a agricultura e beneficiam as fazendas de leite

A fazenda que muita gente estava acostumada a conhecer, com ambiente bucólico, chapéu de palha e controles manuais está sendo rapidamente substituída por processos extremamente tecnológicos.

Inseminação Artificial em Tempo Fixo no rebanho leiteiro

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação artificial tradicional, como falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro.