Viabilidade de produção de milho safrinha para silagem em 2019

Viabilidade de produção de milho safrinha para silagem em 2019Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE MILHO SAFRINHA PARA SILAGEM EM 2019”, dos alunos Marcus Vinícius Gonçalves de Souza e Pedro Henrique de Souza Morais, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientados pelo professor Sebastião Ferreira Silva em novembro de 2019.

O mercado brasileiro de produção de milho apresentou uma grande mudança em termos de oferta e procura nos últimos anos. A alteração da época de plantio de milho safra para de milho safrinha em larga escala, mudou expressivamente o período de maior disponibilidade do produto (CONAB, 2019).

O cultivo de milho safrinha caracteriza-se por:

• Híbridos com tecnologias atuais;
  • Adaptados a todas as condições geográficas;
  • Plantas anatômico-fisiologicamente mais eficientes;
  • Adaptação de cultivares a uma região produtora específica;
  • Chuva e condições favoráveis.

Produção de milho Safra x Safrinha

milho safrinhaFonte: Adaptado de CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, 2019.

Pontos de sucesso na produção de silagem:

• Planejamento dos custos;
  • Eficiência na escolha do híbrido;
  • Análise da região específica do plantio;
  • Ponto de colheita;
  • Eficiência no manejo pós-colheita.

Propostas da pesquisa

O trabalho de Marcus Vinícius e Pedro Henrique teve como objetivos:

• Representar o custo total de produção de silagem de milho safrinha 2019;
  • Mostrar ao produtor fatores indispensáveis para a tomada de decisão do plantio safrinha;
  • Levantar preços dos produtos e de produção da cultura.

Para isso, analisaram dados de novembro de 2018 a junho de 2019, sendo que calagem e adubação não foram realizadas conforme a recomendação devido a não se obter a análise.

Considerações sobre os custos de produção

Custo de produção é a somatória de todos os valores dos serviços produtivos de fatores relacionados à produção de uma determinada utilidade na propriedade. Segundo Reis (2007), em um curto prazo, é sim relevante a análise econômica simplificada dos custeios, ou seja, é primordial a verificação de rentabilidade capital dos investimentos, considerando os conceitos de:

• Custos fixos: são aqueles em que, se houver ou não a produção, ele estará presente na análise de planejamento, como por exemplo a mão de obra direta e a depreciação dos equipamentos da produção.
  • Custos variáveis: estão diretamente ligados aos fatores dependentes de uma produção. Quanto maior a produção, maior o custo variável. É preciso atentar ao mercado e aos fornecedores de insumos para reduzir o custo total.
  • Depreciação: Processo contábil para bens com participação de mais de um ciclo. É um custo decorrente da perda de valor por idade, uso ou redução progressiva (IDEAGRI, 2017).

Resultados do estudo de viabilidade para 2019

A metodologia utilizada foi o estudo de duas áreas em sistema de produção comercial de silagem de milho em Delfim Moreira-MG, a aproximadamente 1.050 metros de altitude.

resultadosFonte: Autores, 2019

custoFonte: Autores, 2019

insumos-1Fonte: Autores, 2019

somasFonte: Autores, 2019

custos 2Fonte: Autores, 2019

Produção total:

produção totalFonte: Autores, 2019

custos de produção por hectareFonte: Autores, 2019

área 2Fonte: Autores, 2019

Como resultado das avaliações o trabalho concluiu que a área 1 apresentou maior rentabilidade e produtividade. Na área 2, a rentabilidade do produtor, mesmo com todas essas influências, deu-se lucrativa, pois seu custo de produção por tonelada foi inferior ao preço da silagem comercializada na região.

Quer saber como garantir a qualidade da silagem de milho?