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Teoria da Vaca Roxa: Como se destacar entre os concorrentes?




Teoria da vaca roxa: como se destacar entre os concorrentes?Créditos da imagem: Blog Marketing, rápido e fácil

Será que nesse mundo competitivo e midiático, nós conseguiremos nos destacar e sobreviver, sendo apenas mais um? Dá para ser só mais um currículo?  Mais um perfil no Linkedin, mais um na profissão, mais um produto ou mais um serviço? Pense nos produtos ou serviços que uma empresa venha a ofertar para um mercado ou público alvo.

Se eles são comuns, por mais que a empresa anuncie-os como uma solução, como inovadores, ela terá problemas para posicioná-los na cabeça dos consumidores. 

Como se diferenciar entre tantas pessoas?

 

Se você quer se destacar de seus concorrentes, esqueça a ideia de ser igual a todo mundo. As empresas devem ter em mente, a oferta de um produto ou serviço diferenciado, inovador, concentrando-se na experiência que seu cliente vai viver consumindo seu produto ou serviço. Para nós, pessoas, devemos sempre ter em mente quais são os nossos diferenciais, por que uma empresa me contrataria e não o meu colega de classe, por exemplo?

Você precisa ser uma “Vaca Roxa”! 

 

Seth Godin é o autor de ótimos livros como “Permission Marketing” e “Marketing Viral”. Atualmente, é considerado um dos grandes visionários do mercado. No seu livro de 2003, Seth Godin conta a seguinte história: “Durante uma viagem pela França há alguns anos, ele e sua família estavam encantados pelas centenas de vacas que povoavam as pastagens encantadoras ao lado da estrada. Por dezenas de quilômetros, olhavam pelas janelas, maravilhados pela beleza deste cenário. E então, dentro de alguns minutos, começaram a ignorar as vacas. As novas vacas que iam aparecendo eram exatamente como vacas que a gente já tinha visto, e aquilo que tinha sido incrível, agora era comum, ou pior do que comum: entediante”. 

Com essa história, Seth Godin nos apresenta justamente um dos principais problemas que afeta o marketing moderno, algo que sempre falo para os meus alunos ou em palestras: “Na sua maioria, os produtos são muito parecidos e não oferecem nada realmente diferente aos clientes”. Esse mesmo conceito serve para nós, pessoas. Somos muito parecidos, o que nos diferencia são os detalhes, o cuidado diferenciado que cada um tem com a própria imagem, com a formação, com sua rede de contatos etc. 

A definição do próprio Seth Godin para vaca roxa: “Uma vaca roxa é um produto, um serviço ou uma empresa que é única e notável. É algo que cativa sua atenção e não a solta, e leva você a falar dele com todo mundo”. Ou seja, a Vaca Roxa é a estratégia máxima de diferenciação. Esse produto ou serviço extraordinário, essa “pessoa extraordinária” que todos procuram  é a “Vaca Roxa”! Sua Vaca Roxa, que se destaca num pasto no meio de um monte de vacas iguais.

A Importância de se possuir uma Vaca Roxa e um Marketing de Nicho

 

Hoje a variedade de opções de produtos e serviços é enorme. As pessoas têm cada vez menos tempo de ficar escolhendo, provando, testando etc. Pense agora na concorrência entre as pessoas. A sala de aula é um exemplo clássico, 15, 20, 30 colegas, amigos e ao fim do curso? Concorrentes disputando vagas de empregos e estágios. 

Há alguns anos, uma simples diferença num produto chamava muita atenção. Fazia com que o produto se tornasse uma Vaca Roxa. Hoje, as alternativas estão muito acessíveis aos consumidores através da mídia, redes sociais, internet, entre outros. A informação em si está muito acessível. 

Godin destaca a importância nos dias atuais de se detectar em pequenos nichos de mercado, onde existam clientes que geram muito lucro e são capazes de transmitir a mensagem da empresa a mais clientes, o famoso “boca a boca”. Direcionar produtos, anúncios, esforços de marketing para grandes massas de clientes é perda de recursos, tempo e dinheiro. 

Você é bom no que? Qual sua especialidade? Qual sua “Vaca Roxa”? Torne-se especialista em algo e domine tudo que for possível sobre assunto, busque tornar-se uma referência, ofereça um diferencial, afinal, como nos contou Seth Godin “as novas vacas que iam aparecendo eram exatamente como vacas que a gente já tinha visto, e aquilo que tinha sido incrível, agora era comum, ou pior do que comum: entediante”.

* Texto adaptado do blog Marketing, rápido é fácil

 

O Linkedin pode ser uma excelente opção para ajudar você a conseguir uma vaga diferenciada no mercado. Quer conhecer algumas dicas para criar e manter um perfil profissional atrativo?

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Willi Mateus

Willi Mateus

Administrador de empresas e Especialista em Gestão de Marketing e Marketing Digital. Possui experiência em Estratégias para e-commerce e posicionamento digital. Atua como Tutor dos Cursos de Gestão na Uniasselvi - Polo de Itajubá e como consultor de marketing digital para pequenas empresas. É preciso estar antenado para não ficar para trás ou deixar de ser relevante.