“Snaplage”: nova opção na produção de silagem de milho

“Snaplage” nova opção na produção de silagem de milhoAssim como o desenvolvimento de outras atividades, o mercado leiteiro vem se expandindo e ganhando força no agronegócio brasileiro e com isso surge a necessidade de melhorias constantes.

A tecnologia no campo é uma aliada na busca do aumento da produtividade, fazendo com que muitos produtores utilizem novas técnicas e ferramentas nos setores produtivos da fazenda, inclusive na alimentação do rebanho leiteiro.

O uso da “snaplage”

Uma nova alternativa que vem sendo utilizada na alimentação de vacas leiteiras, trazendo benefícios e sendo aderida por muitos produtores é a “snaplage”, uma silagem de espiga de milho com grãos e sabugo.

Ela é composta por partes da planta de milho e tem um processamento diferenciado, caracterizando-se por ser mais úmida que a silagem de grãos úmidos. A presença da palha e do sabugo funcionam como inoculantes naturais no processo de fermentação, resultando em melhor desempenho na produção de leite.

Como funciona?

A “snaplage” é colhida com uma colheitadeira equipada com uma plataforma de moagem. A espiga deve ser cortada com um comprimento curto de corte e, assim, processada com um processador de sabugo anexado à máquina. Um ponto que chama atenção do produtor é que a colheita pode ser feita mais cedo e com maior aproveitamento de grãos, se comparado aos grãos secos.

De acordo com Marcos Marcondes, chefe do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV): “A snaplage é caracterizada pela colheita da espiga e sua utilização por completo, cuja composição envolve 75% a 80% de grãos, 10% a 15% de sabugo e 5% a 10% de palha” Ou seja, a silagem de espiga inteira é uma opção à silagem de grão úmido ou de grão reidratado.

Vantagens

A técnica criada nos Estados Unidos, apresenta vantagens nutricionais, agronômicas e, principalmente, econômicas, o que a torna ainda mais atrativa. De acordo com o professor Luiz Gustavo Nussio do departamento de Zootecnia da Esalq são elas:

• É uma fonte de amido digestível de alta qualidade, mais digestível do que a silagem de grão úmido.
  • Seu teor de FDN (Fibras em Detergente Neutro) - por volta de 22%- pode atender integralmente as exigências de fibras de algumas categorias, como no caso da engorda de bovinos em confinamento. Desta forma, ele dispensaria a inclusão de outras fontes de fibras na dieta, reduzindo os custos da dieta.
  • Nutricionalmente, pode atuar como volumoso e concentrado na composição da dieta.
  • Experimentos indicam que o Snaplage pode aumentar a eficiência alimentar de vacas leiteiras, à medida que reduzem o consumo sem afetar os índices produtivos.
  • Pode representar uma forma mais eficiente de exploração de sistemas de produção, permitindo maior estoque de animais por área.

Cuidado!

Na hora de formular a dieta de vacas leiteiras é preciso atentar-se aos carboidratos não fibrosos, amido, FDN e o tamanho de partícula para evitar futuros problemas com a acidose ruminal subclínica, pois  a fermentabilidade do produto pode afetar o rúmen do animal.

A silagem de milho é a opção mais comum na alimentação do rebanho leiteiro, saiba como fazer a silagem de milho:

Clique aqui e saiba mais