Silagem de BRS Capiaçu como alternativa de alimento volumoso

Trabalho de Formação Técnica apresentado pela aluna Allana Mara Guimarães na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2022.

O custo alimentar representa em torno de 60% do custo total de produção e grande parte das propriedades utilizam pastagem degradadas e de baixa qualidade nutricional, necessitando de maior quantidade de concentrado para balancear a dieta.

Buscando alternativas alimentares a fim de reduzir custos na alimentação, substituir a silagem de milho por silagem do BRS Capiaçu pode ser uma opção levando em consideração a alta produção e valores nutricionais deste alimento.

“...o custo da silagem de milho está ficando antieconômico em função do baixo preço pago pelo leite ao produtor. Então, uma forma de tentar equilibrar essa balança é gastando menos na produção de alimento”, afirma Pereira (2016). Sendo assim, a Embrapa Gado de Leite desenvolveu o melhoramento do capim Elefante que deu origem ao BRS Capiaçu, com grande potencial de produção e um bom valor nutritivo, e podendo ser usado em forma de silagem ou picado.

A partir disso, a aluna da FUNDAÇÃO ROGE Allana Guimarães buscou realizar um estudo para levantar informações sobre a BRS Capiaçu para apresentar ao produtor rural uma alternativa de alimento volumoso que possa reduzir o custo alimentar.

Sobre o BRS Capiaçu

“O BR Capiaçu foi lançado no ano de 2016, desenvolvido pela própria Embrapa, em parceria com outras instituições. O mesmo apresenta folhas largas de grande porte, cumpridas, de cor verde e colmos grossos”. Boi Saúde (2019) “Depois das análises, identificamos que o Capiaçu também é mais nutritivo, ele tem mais proteína, ele tem mais energia e a qualidade de fibra dele é diferenciada.”, avalia Paulino Andrade pesquisador da Embrapa gado de leite (2017). O grande destaque desta cultivar é justamente o custo-benefício, devido a sua produtividade (cerca de 30% a mais) aliada ao seu valor nutritivo.

Para fornecer o BRS Capiaçu picado verde no cocho o ideal é a partir de 2,5 a 3 metros, essa altura é conquistada geralmente de 50 a 70 dias do plantio. Quando a planta está em estágio de desenvolvimento com aproximadamente 50-70 dias, obtém- se uma boa composição química com uma elevada produtividade.

Silagem do BRS Capiaçu

O ponto ideal para a colheita da silagem é a partir de 3 metros, essa altura se dá entre 90 a 110 dias de cultivo, porém a partir de 120 dias não é recomendado para silagem devido a sua perda de nutrientes.

A silagem de BRS Capiaçu se torna mais vantajosa economicamente que a de milho, até mesmo ao acrescentar suplementos que melhoram o índice de nutrição como o sal proteínado por exemplo. Irrigat (2020) Para obter uma silagem de boa qualidade também depende muito do tamanho das partículas, sendo o ideal entre 1-2 cm. A boa compactação do material ensilado torna-se essencial para a obtenção de um alimento de qualidade. O uso de inoculantes microbianos de alta concentração viabiliza a silagem da BRS capiaçu, acrescentar 200g de açúcar por tonelada ajuda a diminuir rapidamente o PH da silagem para uma melhor fermentação anaeróbica e diminuição do crescimento de fungos e leveduras e da fermentação butírica (silagem escura). O açúcar tem como objetivo substituir o grão de milho da silagem de milho, para o crescimento mais rápido das bactérias que fazem a fermentação. Kera Brasil (2019).

Custos da matéria seca

Estima-se que o custo médio da matéria seca da silagem do BRS Capiaçu tendo em vista três colheitas ao ano é de R$130,85/tonelada, o que se dá a um valor de 57% inferior ao custo da silagem de milho e 43,7% do sorgo (Embrapa Gado de Leite 2018).

O estudo de caso

O trabalho foi realizado no período compreendido entre os meses de julho e agosto de 2022 em uma área de 1600 metros da propriedade Santanata no município de Wenceslau Braz, em Minas Gerais. O clima da região é subtropical.

Para fazer a coleta da amostra do BRS Capiaçu, foi coletado dia 17/08/2022 diretamente dos cochos dos animais, 1kg de capim picado, onde o mesmo foi levado para pesar e separado 300gr. O BRS Capiaçu foi embalado a vácuo, identificado e colocado em uma caixa para mandar para o laboratório 3RLad situado na cidade de Lavras – MG.

Análise bromatológica do BRS Capiaçu

O resultado mostrou que a silagem de BRS Capiaçu é uma boa alternativa alimentar para a redução de custos com a alimentação bovina, porém deve ser fornecida aos animais no tempo de cultivo ideal para cada fonte de alimentação sendo, picado verde no cocho ou silagem. Isso porque quanto mais nova a cultiva é, mais úmida ela se apresenta. Quando fornecida ao animal, ele não será capaz de suprir suas necessidades alimentares de vitaminas, proteínas e energias, apesar dele sentir-se satisfeito. E também para um melhor aproveitamento da silagem, deve-se acrescentar inoculantes para um melhor aproveitamento do volumoso em questão.

Para conhecer os detalhes desta pesquisa da aluna e os seus resultados, Clique aqui.

Quer conhecer outros trabalhos de pesquisa e propostas inovadores de técnicos formandos da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI