Saiba como fazer um bom tratamento de dejetos em fazendas de leite

Saiba como fazer um bom tratamento de dejetos em fazendas de leiteCréditos da imagem: Compre Rural

A falta de tratamento e o manejo inadequado dos resíduos da produção animal podem causar grandes prejuízos ambientais, aumentar o risco de propagação de doenças, como mastite e doenças no casco. A correta destinação dos dejetos da fazenda consegue reverter esta situação. Se forem bem manejados, eles deixam de ser um problema e se tornam uma oportunidade.

Dejetos da produção de leite

Segundo a Embrapa, na exploração de leite, quando os animais são mantidos em regime de semi-confinamento ou de confinamento completo, é preciso planejar o melhor método de aproveitar esses dejetos e, consequentemente, a necessidade de se escolher o tipo de tratamento mais adequado.

A Embrapa também explica que o esterco pode ter consistência sólida, semi-sólida ou líquida, e orienta que esse teor de umidade determina como ele pode ser manejado e armazenado.

O consultor e médico veterinário Marco Antônio Carvalho, da empresa MCA Consultoria, dá dicas sobre como deve ser um bom sistema de tratamento de dejetos na fazenda.

Quer assistir o vídeo com essas dicas?

CLIQUE AQUI