Rogeríadas X Inteligências Múltiplas

Inteligências múltiplas

De acordo com o senso comum, os parâmetros que definem a inteligência humana, tradicionalmente, se baseiam no desempenho de uma pessoa na escola, suas notas nas provas e sua destreza em cálculos matemáticos. Esta é uma visão conservadora sobre a inteligência! Hoje em dia precisamos reconhecer a visão pluralista da mente e a valorização das diversas competências intelectuais.

A teoria das inteligências múltiplas

A teoria das inteligências múltiplas, criada pelo psicólogo americano Howard Gardner, na década de 90, derruba a ideia da inteligência vista apenas sob o enfoque unilateral e defende a existência da multiplicidade de competências humanas.

Gardner reconhece diversos tipos de inteligência: a lógico-matemática, a espacial, a musical, a verbal/linguística, a interpessoal, a intrapessoal, a corporal-cinestésica e a naturalista, e enfatiza que cada uma delas tem a sua função em diferentes contextos. Segundo ele, todas as pessoas possuem essas inteligências mais ou menos desenvolvidas, e elas podem ser aprimoradas ao longo da vida por influência familiar e também pelas experiências na educação formal.

Com base nessa teoria, a função da escola precisa ser a de propiciar aos alunos o desenvolvimento harmônico dessas inteligências por meio das atividades propostas e das metodologias utilizadas.

Projetos educacionais envolvendo empreendedorismo estimulam um amplo espectro de competências e oportunizam aos alunos o desenvolvimento das suas capacidades inatas, além de estimular o desenvolvimento de habilidades latentes.

Rogeríadas da FUNDAÇÃO ROGE e desenvolvimento das inteligências múltiplas

No curso técnico integrado ao Ensino Médio da FUNDAÇÃO ROGE, os projetos e propostas pedagógicas procuram contemplar o desenvolvimento das inteligências múltiplas, de modo a fortalecer o jovem em sua formação integral como cidadão.

No evento Rogeríadas, cujo objetivo é promover o acolhimento dos novos alunos por toda a comunidade escolar, tivemos momentos para reflexão sobre temas relevantes para a juventude (suicídio, depressão, drogas, consumo de álcool e cigarro, sexualidade, ansiedade, autorrespeito e gestão financeira), compartilhamos as nossas opiniões pessoais e pudemos aprender com profissionais da área da Saúde acerca desses assuntos. E ainda nos confraternizamos no café comunitário, nos divertimos nas atividades interativas de recreação, dançamos no pátio e pudemos cantar e descobrir mais talentos artísticos na escola.

Começamos o ano letivo 2023 com uma bela oportunidade para ensinar aos alunos coisas importantes para a vida com muita diversão!

Saiba mais sobre o curso técnico gratuito em agropecuária, com foco na pecuária leiteira, da Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE:

CLIQUE AQUI

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.