Quanto custa criar uma bezerra até o terço inicial de gestação?

Quanto custa criar uma bezerra até o terço inicial de gestação

Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “ACOMPANHAMENTO DE BEZERRAS LEITEIRAS ATÉ O TERÇO INICIAL DE GESTAÇÃO”, dos alunos Vitor Torres Mendes e João Pedro Soares Passos, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientados pelo professor Thiago Morais Duarte em novembro de 2019.

Para tomar decisões nos processos de criação de bezerras, é fundamental observar a importância do investimento financeiro neste período de crescimento dos animais, pois o dinheiro investido resultará em precocidade reprodutiva e retornará por meio da produção das fêmeas.

Principais pontos de atenção e investimento

1. Cuidados com o umbigo
2. Colostragem
3. Aleitamento
4. Ingestão de concentrado
5. Desenvolvimento ruminal
6. Saúde e bem estar
7. Desaleitamento
8. Ganho de peso / escore de condição corporal
9. Maturidade reprodutiva
10. Inseminação

Diferentes modalidades de cálculos a se considerar neste período

• Custo de terras
  • Mão de obra
  • Alimentação
  • Medicação preventiva/curativa
  • Dentre outros

Condições de cria e recria durante o estudo

Em estudo realizado pelos alunos formandos da Academia do Leite Vitor Mendes e João Pedro Passos durante 1 ano e 6 meses em uma propriedade da cidade de Pouso Alto-MG, entre 2018 e 2019, os investimentos principais estão nas seguintes áreas e etapas:

• Alojamento de pré-parto: os animais são conduzidos a este local 21 dias antes do parto.

pré partoFonte:  Autores, 2019

• Baia de parição: onde ficam as vacas em trabalho de parto. Após o parto, o animal só é retirado deste local após a secagem completa do neonato.

baia-1

Fonte: Autores, 2019

• Bezerreiro suspenso - cuidados e aleitamento: após a secagem, o nenonato é transferido para o bezerreiro suspenso, ao lado da baia de parição. Neste local, o animal passa pelos primeiros cuidados de colostragem, cura do umbigo e tosquia do rabo. Fica neste alojamento durante sete dias, sendo alimentado com seis litros de leite fracionados em duas vezes ao dia.

bezerreiroFonte: Autores, 2019

• Baias suspensas em pares - concentrado: Após uma semana de vida, os animais são transferidos para este bezerreiro semelhante ao anterior, mas ficam em pares. Recebem a mesma quantia de leite por dia (6 litros), além da introdução da dieta sólida (1,5Kg de concentrado), à base de trigo, fubá, sódio e mineral. Nesta baia, os animais permanecem por 75 dias.

imagem 1-3

Fonte: Autores, 2019

• Novo sistema de criação (Lote 1) - alimentação e desaleitamento: Após 75 dias, os animais são transferidos para este novo sistema, onde recebem 5Kg de silagem de milho e 3Kg de concentrado. Também permanecerão com a dieta líquida de 3 litros diários de leite até os 25° dia neste sistema. Quando este prazo é atingido, os animais são desaleitados, já em torno dos seus 90 dias de idade.

lote 1

Fonte: Autores, 2019

• Lote 2 - ganho de peso: Em um novo local, os animais recebem alimentação com foco exclusivo no ganho de peso e desenvolvimento corporal para chegarem na sua maturidade reprodutiva de forma precoce. Nesta fase, consomem diariamente 20 Kg de silagem de milho e 3 Kg de concentrado à base de trigo, fubá, sódio e mineral, com a introdução de polpas cítricas.

lote 3

Fonte: Autores, 2019

• Lote 3 - inseminação: Neste lote, os animais já inseminados aguardam a confirmação de sua prenhez para seguirem para a próxima fase.

lote 4Fonte: Autores, 2019

• Último lote - gestação: recebendo a mesma dieta do lote 2, os animais ficam até 21 dias antes do parto, quando são encaminhados para o alojamento de pré-parto.

lote 5-1Fonte: Autores, 2019

Estimativa de custo por animal até o terço de gestação neste estudo

A análise de custo por bezerra, com base nas informações coletadas e nos dados adicionais concebidos pelo gerente da propriedade, do período de cria até o terço inicial de gestação foi de R$ 3.200,00 por animal, entre 2018 e 2019”. (Vitor e João Pedro, autores do trabalho)

Produtores que preferem dar prioridade a outras áreas da fazenda podem optar pela terceirização da cria e recria. Quer saber mais a respeito?