Blog

Projetos culturais: Vamos fazer uma vaquinha?




financiamento coletivo.jpg

O financiamento coletivo de projetos, também conhecido como Crowdfunding, ou a nossa velha “vaquinha” ganhou força no mundo inteiro com o surgimento das plataformas interativas e colaborativas online.

Sem visar o lucro financeiro dos contribuintes, o objetivo é iimpulsionar a produção cultural, o progresso científico, educacional e do entretenimento por meio de projetos que são incentivados pela população que se interessar.

Assim, a “vaquinha online” funciona através de sites especializados em reunir recursos para que pessoas e empresas consigam colocar suas idéias em prática.

Hoje, apesar de o modelo de financiamento coletivo ter-se expandido para diversas áreas, os projetos culturais são os mais populares e procurados.

 De forma muito democrática, os projetos são expostos e quem se identifica e acredita nas propostas colabora como pode.

Esse novo formato de arrecadação está transformando as formas de realização de projetos sociais e também de projetos pessoais e de empreendedorismo.

 

Como funciona o financiamento coletivo?

  1. Um projeto pessoal ou social deve estar bem escrito e detalhado com objetivos claros, planejamento e cronograma das atividades,  e necessidade de recursos
  2. O projeto é cadastrado em sites nacionais especializados em crowdfunding como:

            http://www.catarse.me

            http://www.juntos.com.vc

            http://www.kickante.com.br

            http://variavel5.com.br

            https://www.vakinha.com.br

        3. O valor total para a realização do projeto é evidenciado no site, assim como o prazo total para a                        arrecadação e os valores definidos de colaboração. Vale destacar que, sem alcançar 100% do valor                      dentro do prazo, nada será debitado na conta dos incentivadores e o projeto não acontece.

      4. O site e os proponentes divulgam o projeto para que as pessoas conheçam e sejam tocadas pela idéia,             apoiando financeiramente. Alguns projetos oferecem “trocas” aos doadores como forma de recompensa            (ex: cópia de CD, ingressos, camisetas, o nome em uma placa, encontro com os artistas, etc)

       5. Alcançando 100% dentro do prazo estipulado, os valores são passados ao projeto

       6. Projeto com arrecadação total geralmente deve fazer uma prestação de contas depois

 Por que esse formato cresce tanto?

A idéia é antiga, mas a forma de se fazer mudou com o uso da tecnologia e a globalização dos contatos. A prática pode ser considerada recente (chegou ao Brasil em 2010), porém em grande crescimento, uma vez que apresenta uma excelente alternativa às dificuldades de patrocínio de projetos, à dependência de ações do poder público ou de financiamentos bancários muito burocráticos para a realização de projetos pessoais ou sociais.

A característica apontada como a mais interessante desta forma de financiamento de projetos sociais é o sentimento coletivo de protagonizar a realização de sonhos, seja na vida de uma ou de muitas pessoas. A vontade de ver a coisa acontecer é o que mais conta para quem investiu.

Segundo o advogado Paulo Fernandes, em 2015, o site brasileiro de financiamento coletivo Cartase.me, teve mais de 775 (setecentos e setenta e cinco) projetos inscritos, que foram apoiados por 87 mil pessoas, e fizeram circular R$ 11.7 milhões  de reais.

De acordo com o Cartase.me, os três fatores que definem a realização de um projeto são: transparência, qualidade e recompensa.

 Especialistas apontam que o financiamento coletivo de projetos sociais representa uma grande revolução principalmente na indústria do entretenimento e que a tendência é continuar crescendo.

Conheça você também os projetos propostos, cadastre os seus e apoie aqueles que você goste!

 

Saiba que projetos culturais podem transformar a realidade social, principalmente em pequenos municípios. E que você pode ajudar. 

Clique aqui e saiba mais!

Flávia de Moura Xavier

Flávia de Moura Xavier

Coordenadora de Comunicação e Cultura na FUNDAÇÃO ROGE