Principais cuidados com o período seco na produção de leite

Texto elaborado em colaboração com o Prof. Sebastião Ferreira Filho e alunos de 1º ano Técnico de Agropecuária da Fundação Roge

Todas as fases da produção de leite são importantes para o sucesso de uma fazenda de leite. O período seco entretanto, é considerado o mais importante na garantia de uma boa lactação.

Segundo a Embrapa, “O período seco da vaca compreende os dois últimos meses de gestação, importantes para se adotar práticas especiais, a fim de proporcionar boas condições de parição e proteger a saúde da futura cria.”

No período em que está seca, a vaca tem que realizar grandes tarefas, como o desenvolvimento de 2/3 do feto e a recuperação de reservas corporais para o próximo parto e a nova lactação. Não é portanto, apenas um período de descanso para a vaca de leite, mas, principalmente, um período dentro do qual importantes mudanças estão ocorrendo para que a ela consiga repor as reservas necessárias para parir e produzir leite de qualidade.

A nutrição e o manejo adequados durante essa fase são fundamentais para garantir boa produção de leite, além de boas condições de saúde e reprodução.

Falta de cuidados gera prejuízos!

Os impactos negativos gerados na bovinocultura leiteira pela falta de uma boa alimentação e bom manejo no período seco podem promover alguns problemas como queda na produção de leite na lactação seguinte, redução na vida reprodutiva da vaca, alongamento do intervalo de partos, nascimento de bezerros fracos e aumento de problemas metabólicos e infecciosos, tais como hipocalcemia (febre do leite), cetose, deslocamento de abomaso, retenção de placenta e mastite, que pode inclusive ocasionar a morte do animal.

De acordo com Anderson Di Pietro e Vitor Augusto Silveira, “Reduzir ao máximo os impactos negativos do período seco é provavelmente o ponto-chave para proporcionar uma transição adequada para o início da lactação.”

Alimentação e conforto são os principais cuidados citados pelos autores para esta fase:

Planejamento Nutricional

Nessa fase, o consumo alimentar das vacas está caindo enquanto as exigências energéticas estão aumentando. Assim, seguem alguns pontos que devem ser lembrados em relação à alimentação:

- Densidade energética deverá ser aumentada;

- Proteína entre 12 a 14,0% da MS (Matéria seca) na dieta;

- Forragem de boa qualidade e palatável (preferen cialmente silagem de milho);

- Evitar forragens com altos teores de potássio (cana-de-açúcar, algumas forragens temperadas) caso contrário o uso de sais aniônicos pode ser considerado;

- Fornecer concentrado específico para vacas em gestação;

- Balanceamento correto de minerais para essa fase (Se, Mg, K, Ca e outros);

- Manutenção do escore corporal. Vacas devem parir entre 3,0 a 4,0..

Conforto animal

Além da alimentação, algumas medidas de manejo devem ser adotadas pensando sempre em promover o máximo de conforto para esses animais como:

• Sombra disponível
  • Evitar superlotação entre os lotes, se possível separar novilhas de vacas
  • Evitar grandes mudanças de ambiente
  • Acesso fácil à água limpa e fresca
  • Espaçamento de cocho no mínimo de 90 cm por vaca
  • Ambiente limpo e seco.

Outros cuidados importantes:

Segundo a Embrapa, é importante ainda no período seco:

• Que as vacas sejam conduzidas para um pasto de boa qualidade com disponibilidade de forragem, onde possam caminhar e exercitar-se, sem movimentar-se em demasia, principalmente no terço final de gestação.
  • Que se evite contenção, pancadas, correria, longa caminhada, fatores capazes de provocar aborto traumático.
  • Que os animais sejam conduzidos para o piquete-maternidade, no mínimo 15 dias antes do parto previsto, onde irão receber alimentos semelhantes àqueles a serem fornecidos no início da lactação e para facilitar possível intervenção no parto e cuidados com o recém-nascido.
  • Que se observe se há corrimento vaginal com muco, sangue ou pus, e em caso afirmativo, chamar o médico veterinário.

Boas práticas de alimentação e manejo no período seco proporcionam aos produtores de leite:

• Vacas saudáveis durante o período seco e lactação
  • Lactação com início tranquilo e saudável
  • Maiores produções de leite
  • Colostro de excelente qualidade
  • Menores taxas de aborto
  • Bezerros saudáveis
  • Redução na incidência de distúrbios metabólicos
  • Maior expectativa de vida e menor descarte
  • Maior lucratividade para o produtor
  • Satisfação no trabalho

Essas ações são uma resposta ao período mais crítico da vida de uma vaca e garante animais saudáveis, nas melhores condições possíveis durante a nova lactação.

Produtores e técnicos devem se manter atentos a essa fase, pois errar pode comprometer todo um ciclo de produção e a rentabilidade da fazenda de leite.

Que tal se especializar na pecuária de leite? Nós podemos te ajudar através do Clube Leiteiro:

New call-to-action