SEJA UM INVESTIDOR
Blog

Pecuária de precisão: mais qualidade e eficiência na produção




Pecuária de precisão: qualidade e eficiência

A agropecuária modderna passa por uma grande transformação. A tecnologia tem facilitado cada vez mais o trabalho com a pecuária. O surgimento constante de novos equipamentos e um novo conceito de postura gerencial dos produtores também têm contribuído para a aceleração da eficiência nas fazendas e da produção leiteira.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite Luiz Gustavo Pereira explica que "o conceito de precisão está relacionado a uma postura gerencial que leva em conta a variabilidade existente entre os animais, entre as fazendas e entre os pastos, por exemplo. A tomada de decisão é feita de forma inteligente porque é baseada em tecnologias da informação e comunicação que hoje estão muito mais fáceis e acessíveis. Essa decisão melhora o desempenho tanto econômico, social e ambiental do sistema de produção. (...) mesmo sem equipamentos e com ferramentas gerenciais conseguimos colocar em prática essa filosofia da precisão".

 

As “Modernidades” no Campo

 

A ordenha robotizada, a análise de nutrição individualizada, chips que preveem o parto da vaca e enviam um alerta para o celular, inteligências que ajudam na cicatrização do umbigo do bezerro, balança que registra o peso do gado que caminha livre pelo pasto, análise genética para previsão da capacidade futura de produção de leite e de reprodução a partir de células de bovinos recém nascidos, utilização de softwares variados e sistemas gerenciais que objetivam qualidade. Esses são alguns exemplos das tecnologias de pecuária de precisão. Algumas já em pleno funcionamento no campo, outras em processo de desenvolvimento.

Na origem, a precisão não depende apenas da automação, pois um gerenciamento sistematizado também pode garantir precisão.

 

A automação é indicada para todos?

 

É preciso saber aplicar para valer o investimento. Fazendo bom uso, o custo-benefício é garantido.

Ferramentas como colares com GPS, sensores de temperatura, acelerômetros e sistemas integrados à gestão de fazendas permitem identificar o comportamento animal, o consumo de alimento no alimentador automático, o tempo de pastejo e até a resposta dos animais à irrigação de pastagem.

Com esses dados, o produtor consegue avaliar qual pastagem o animal prefere, quanto tempo permanece em cada área, quanto tempo em pé, deitado, ruminando. Se ele passou para beber água, se depois ficou deitado muito tempo na sombra, no sol. Isso para poder entender como isso influencia a eficiência da produção leiteira, aumentando a precisão das decisões.

Segundo Pedro Paulo Pires, médico veterinário e pesquisador da Embrapa, a pecuária de precisão é o futuro, não tem volta. "Nós vamos ter que produzir comida para o mundo e o mundo quer que nós produzamos com qualidade. Então não é só volume, é controle de qualidade: saber a origem, agregar valor".


A ordenha robotizada já é realidade na Europa e em grande expansão no Brasil, consolidando o uso como parte essencial da pecuária moderna.

Saiba mais

 

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.