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Passo a passo para a solução de problemas na fazenda de leite




Passo a passo para a solução de problemas na fazenda de leite

Texto adaptado do livro “Sucesso no Leite”, de Paulo Machado - Clínica do Leite.

Os problemas fazem parte da vida. E na fazenda de leite não é diferente. O que irá fazer a diferença é a forma como eles serão resolvidos.

Cada setor produtivo possui a sua complexidade, com demandas e processos específicos. E o maior desafio do produtor é alinhar todos eles para que atividade leiteira gere rentabilidade financeira!

Geralmente quando identificamos um problema na fazenda, logo tomamos medidas corretivas. Por exemplo, a vaca está com mastite, o que fazemos? Recorremos aos antibióticos! O problema será resolvido, mas isso não impede que outras vacas sejam afetadas.

Ao identificar o problema e analisá-lo, encontramos a causa, e as providências tendem a ser mais assertivas. Como no exemplo citado, a origem pode ter sido falha no manejo, em que o ordenhador não fez a correta higienização dos tetos, facilitando a transmissão dos agentes infecciosos. O que é mais viável para o produtor? Recorrer ao antibióticos toda vez que as vacas de leite apresentarem mastite? Ou fazer a correta higienização dos tetos e de todo o processo de ordenha, eliminando assim a mastite? A segunda opção é a mais sensata, não é mesmo? Quando o problema é apenas corrigido e não analisado, a probabilidade é que a incidência seja maior.

Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

O MASP foi desenvolvido pela Clínica do Leite é baseado na metodologia “PSDA” do Professor William Deming em que o objetivo é promover a melhoria contínua por meio da análise aprofundada do processo, antes de qualquer ação reparadora. Ao analisar é possível visualizar as causas e os impactos gerados.

O método MASP é pautado em três perguntas:

  • Qual é o problema?
  • Por que ele aconteceu?
  • O que será feito?

A aplicação deste método é através da ferramenta denominada “Evento Kaizen”( ferramenta administrativa de origem japonesa que sugere o passo a passo para a melhoria contínua)

“Evento Kaizen” na Fazenda

A ferramenta Kaizen foi adaptada pela Clínica do Leite para as fazendas de leite:

1-  Entender o problema – entenda o problema claramente, algumas perguntas irão te ajudar no entendimento, como: Qual é o problema? Quando? Data em que o problema foi identificado? Vem piorando ou melhorando? Em que locais/ambiente ocorre? Qual o impacto nas necessidades dos interessados no negócio?

2- Formar o time – deve ser composto por pessoas envolvidas com o problema. Quando não se sabe a causa e a melhor ação para solucioná-lo é interessante convidar pessoas externas como consultores e especialistas para ajudar. Reúna esse grupo e defina o papel e as responsabilidades de cada um. Ex. produtor: patrocina, aprova e prioriza as ações. Consultor: orienta, identifica causas técnicas e propõe soluções. Gerente: convoca reuniões, facilita o trabalho, faz anotações, reporta ao produtor. Operador: sugere soluções e executa ações validadas pelos superiores. É importante que os operadores ajudem na construção de soluções para que a implantação seja menos resistente.

3- Executar ações imediatas – o time deve ser questionado no que pode fazer para eliminar os sintomas do problema, ou seja, quais ações imediatas podem ser feitas? Situações urgentes exigem ações imediatas, em que é preciso agir antes mesmo da discussão com o time. Exemplo: quebra do pasteurizador, é preciso chamar um técnico para consertar. Pode ser que o problema não seja resolvido, mas não irá atrapalhar o fluxo de trabalho.

4- Mapear as causas – para solucionar o problema definitivamente é importante identificar suas causas-raízes. O método para descobrir é o de perguntar “por quê?” inúmeras vezes. É interessante perguntar ao time, escrever as causas em papéis e fixar em um lugar visível para todos. Para cada causa deve-se procurar uma evidência (dados registrados sobre o problema), pois ao especificar a causa será mais fácil buscar soluções. Caso não tenha evidência, será levantados hipóteses para serem testadas na fazenda.

5- Elaborar um plano de ação – foque nas causas que apresentam evidências e liste as ações para reduzir a probabilidade do problema voltar a ocorrer. Essas devem ser priorizadas em função da sua rapidez, facilidade e custo de implementação.

6- Executar as ações previstas – junto com o time crie tarefas e defina a responsabilidade de cada um relacionado ao trabalho da pessoa. A descrição das ações da tarefa deve ser visível para todos.

7- Acompanhar os resultados – Monitore diariamente a execução das tarefas, na próxima reunião com o seu time verifique se todas foram cumpridas e avalie os resultados esperados antes de demandar novas ações. Caso não tenham sido executadas, analise o porquê.

8-  Validar as soluções encontradas – etapa fundamental para o sucesso do plano. Após a execução responda as perguntas:

- Os resultados previstos foram alcançados?

- Todas as tarefas foram executadas?

- Quais foram às anomalias registradas?

- Quais foram os aprendizados?

- Quais as próximas ações?

Se não conseguir os resultados esperados, não se sinta frustrado. Por isso, o processo se chama melhoria contínua. E inicie um novo plano de ação para outros problemas!


DICA OURO BRANCO

Registre todo o trabalho desenvolvido, pois é importante documentar todos os desafios encontrados para que as ações futuras sejam mais efetivas.


A Clínica do Leite e a Academia do Leite/Fundação Roge implantaram um projeto piloto de formação gerencial no curso técnico em Agropecuária.

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Fundação Roge

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