Papilomatose bovina: qual sua importância e como tratar?

Papilomatose bovina qual sua importância e como tratar

A papilomatose é uma doença viral, causada por diferentes tipos de vírus da família Papovaviridae, podendo estar presentes nos bovinos de maneira isolada ou conjunta.

Esta doença infecto contagiosa é caracterizada pela formação de papilomas semelhantes a tumores de pele e mucosas dos animais, também sendo conhecida como figueira, verruga, verrucose, fibropapilomatose ou epitelioma contagioso bovino.

Vamos conhecer mais sobre a papilomatose bovina?

Como identificar a papilomatose?

Os papilomas (verrugas) são localizados principalmente no pescoço, cabeça, ao redor dos olhos, úberes, tetos e pênis. São espécies de tumores benignos de tamanhos, cores e formas variadas (na maioria das vezes circulares) apresentando superfícies lisas, ásperas ou rugosas podendo manifestar a aparência de uma couve-flor.

Existem três tipos de papilomatose bovina que se diferenciam de acordo com a localização dos papilomas no corpo do animal:

1. A primeira delas é a Papilomatose Bovina Cutânea Fungiforme, que acomete principalmente a região de pescoço, cabeça e barbela, sendo mais comum em animais jovens.

2. A Papilomatose Bovina Filiforme é comumente observada em animais adultos e acomete todo o corpo do animal, sendo as áreas de úbere, perna e abdômen as mais afetadas.

3. A Papilomatose Bovina Plana é encontrada em animais adultos atingindo a região de úbere.

Papilomatose bovina

Imagem: Revista Veterinária

Transmissão e prevalência

A Papilomatose ocorre principalmente em locais de clima quente, sendo identificada com maior frequência no Brasil nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rondônia. Apesar de acometer todas as raças bovinas e faixas etárias, existe a maior prevalência em animais jovens da raça Holandesa.

Sua transmissão ocorre através do contato direto de animais saudáveis com os infectados, principalmente quando o animal apresenta ferimentos ou lesões na pele, ou através do contato indireto com instalações, cercas, troncos, baias, agulhas e seringas contaminadas, instrumentos de castração ou descorna contaminados, mãos dos ordenhadores ou teteiras de ordenhadeiras mecânicas, ou até mesmo através da picada de moscas e carrapato bovino.

Como e por que tratar a papilomatose?

Os papilomas (verrugas) possuem aspecto desagradável e incômodo para os animais, aumentando seus níveis de estresse e consequente aumento na produção de cortisol, resultando na queda da produção de leite e predispondo infecções bacterianas secundárias e miíases.

Por ser uma doença viral, não existem medicações eficazes hoje para a sua cura, porém medidas alternativas para tratamento são encontradas e apresentam níveis consideráveis de eficiência contra a Papilomatose Bovina e redução de seus sinais e agressões.

Os melhores tratamentos hoje apresentados são:

• Vacina autógena: autovacinas de caráter curativo confeccionadas com a polpa de papilomas de um animal infectado. Apesar de possuir altos índices de eficiência, a vacina deve ser confeccionada e realizada por Médico Veterinário competente, além de necessitar do organismo animal bons índices de imunidade;

• Retirada cirúrgica e cauterização das lesões com nitrato de prata: também devendo ser realizado através de Médico Veterinário capacitado;

• Retirada manual dos papilomas: apenas possível em papilomas (verrugas) de característica peduncular devendo ser realizada cura no local do ferimento, a fim de prevenir miíases e possíveis contaminações.

Vale ressaltar que a Papilomatose Bovina, apesar de viral, é uma doença autolimitante e o resultado de seu tratamento pode apresentar variações, mesmo em animais do mesmo rebanho.

Prevenção

Para prevenir a disseminação da Papilomatose na fazenda, recomenda-se, principalmente, evitar a entrada de animais infectados na propriedade, assim como separá-los quando identificados os papilomas ou houver suspeita.

Além disso, é imprescindível para sua prevenção, e de outras doenças, a desinfecção ou descarte de agulhas, seringas e materiais utilizados no rebanho, assim como manejar por último animais infectados.

Um maior controle de moscas e carrapatos na propriedade também é uma maneira de impedir e reduzir a disseminação da Papilomatose entre os animais.

*Texto elaborado por Lara Xavier - Estudante de Medicina Veterinária

New call-to-action