O professor que acolhe e inspira

O professor que acolhe e inspiraJá se sabe que na memória emocional de cada pessoa que passou pela escola tem sempre a imagem positiva daquele professor que, além do conteúdo da disciplina, partilhava suas experiências de vida com os alunos, com o objetivo de inspirá-los a serem as melhores pessoas que poderiam ser.

Quantos de nós não fomos estimulados a perseguir nossos sonhos e vocações a partir dos ensinamentos trazidos por este professor que nos inspirou na infância ou na adolescência?

O professor que inspira os alunos, retratado em alguns filmes como “Sociedade dos poetas mortos”, “Como estrelas na terra” dentre outros, ainda existe e tem sido agente transformador na vida de muitos aprendizes.

O que faz esse professor ser  diferente de todos os outros?

• Estabelece com o aluno uma relação de respeito;
  • Olha o jovem em sua singularidade e reconhece nele pequenas alterações emocionais, acolhendo-o com empatia;
  • Descobre no aluno habilidades que ninguém conhece;
  • Considera a subjetividade de cada um na construção do conhecimento;
  • Faz o aluno se sentir um “ser especial”.

É esse professor que acredita e desafia o potencial de cada aluno, que faz com que ele se sinta capaz de ir além de seus limites, enfrentando desafios e se inserindo em qualquer ambiente de forma segura.

No mundo contemporâneo, e especialmente nestes tempos de coronavírus, em que a insegurança, o medo e a incerteza possivelmente serão sentimentos mais à flor da pele nas crianças e nos adolescentes que voltarão para as escolas após o isolamento social, as habilidades socioemocionais desses “professores especiais” na relação com os alunos farão toda a diferença para a saúde emocional deles nos enfrentamentos cotidianos que terão dentro e fora da escola.

Além dos pais, os educadores também têm influência sobre a formação da autoestima dos jovens.

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.