Blog

O brilho das mulheres no agronegócio




F31D22FB-C970-4A99-91E8-BFEDE2DE35DF (1)-1Antigamente diziam que o lugar de mulher era na cozinha, cuidando da casa e dos filhos. Hoje, com a luta por direitos iguais e a conquista da independência feminina, já não é mais novidade o grande espaço que as mulheres ocupam no mercado de trabalho e sua grande contribuição através de suas habilidades e talentos específicos.

No agronegócio, espaço tradicionalmente masculino, a participação feminina também vem crescendo gradativamente. Muitas mulheres saíram do papel de suporte dos seus maridos para assumir a liderança de propriedades rurais, apesar de ainda representarem uma pequena minoria frente aos negócios no campo.

Destaque Crescente

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o censo agropecuário de 2006, revelou que de 5,1 milhões de propriedades rurais no Brasil, 656.0000 são dirigidas por mulheres. São agricultoras, administradoras, pesquisadoras e especialistas colaborando com o desenvolvimento do trabalho no campo.

A ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e o IEAG (Instituto de Estudos do Agronegócio), realizou uma pesquisa inédita em 2006 sobre o perfil das mulheres do agronegócio brasileiro detectou que 60% delas possui curso superior completo, 25% pós-graduação, 57% integram sindicatos rurais, 39%, cooperativas, e 33% participam de associações de produtores. Além disso, identificou-se que 82% são independentes financeiramente.
Esses dados ressaltam o impacto positivo e crescente da presença das mulheres no agronegócio brasileiro.

Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio 

O “Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio”, foi criado para debater o papel das mulheres que vem ganhando força. O evento que tem o objetivo de discutir os principais pontos que envolvem o agronegócio sob a perspectiva feminina. A primeira edição do congresso aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro de 2016, na qual foi apresentado o perfil da mulher do agronegócio. Devido ao grande sucesso, haverá a 2ª edição neste ano de 2017 em que o tema central será “Liderança globalizada, empreendedora e integrada”.

Maria Thereza Rezende, da Revista Leite Integral e do Programa #Bebamaisleite, participante da 1ª edição do evento, destaca: Percebemos a crescente presença feminina desempenhando papéis de suma importância no processo produtivo. Na atividade leiteira, a mulher se destaca em setores como ordenha, cuidados com a recria e com a administração da propriedade. Nosso olhar é bem minucioso e caprichoso, o que é uma grande vantagem na atividade. Acredito que nossa maior sensibilidade nos leva a desenvolver excelentes habilidades, quase inatas, na liderança e gestão de pessoas.”

Marielle Assis, outra participante do encontro, gestora na Fazenda L.A. em Carmo de Minas/MG, afirma: "Tenho conhecido muitas mulheres no setor do agronegócio, e cada vez mais admiro a seriedade do trabalho que está sendo realizado no campo. Somos persistentes, detalhistas e buscamos o aprimoramento constante, o que faz com que os negócios tenham sucesso e prosperem."

A relevância  na constante busca do conhecimento técnico, a visão inovadora, o olhar cuidadoso e o bom relacionamento com colaboradores também são citados como diferenciais do trabalho feminino no campo.

Desafios

Embora a mulher tenha conquistado muitos direitos, o preconceito ainda é uma realidade comentada por elas. A mesma pesquisa citada acima, avaliou que 71% das mulheres já tiveram alguma experiência desagradável por pertencerem ao gênero feminino e que isso foi uma barreira para ser ouvida ou para ascender profissionalmente.  "Ainda existe muito preconceito, mas podemos superar isso nos preparando profissionalmente." Sthefanie Ribeiro de Lima, aluna da Academia do Leite.

Apesar dos grandes desafios do dia-a-dia, os resultados positivos do trabalho árduo provenientes da inovação, conhecimento  e conduta profissional das mulheres são essenciais para minimizar a desigualdade de gênero e provar que elas têm sim capacidade para gerir uma propriedade ou executar atividades relacionadas ao agronegócio.

 

Quer conhecer o perfil profissional exigido para o agronegócio de hoje?

Clique aqui e saiba mais!

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.