Blog

Melhore os processos na fazenda usando o Sipoc




image1-2SIPOC significa: suppliers (fornecedores), inputs (entradas), process (processo), outputs (saídas) e customers (clientes). É uma técnica de gestão para auxiliar os processos em qualquer área, de qualquer empresa.

Basicamente, aplicar o SIPOC significa entender e “desenhar” quando cada processo começa e termina, quais são as entradas e saídas, o detalhamento de tudo que deve ser realizado ao longo das etapas, quem deve fazer o quê, e outros detalhes que devem ser registrados e compartilhados com todos os envolvidos.

Vantagens da aplicação do SIPOC

 

Dá trabalho no início. Mas se todo processo da fazenda, por menor que seja, estiver documentado em um SIPOC, os ganhos com a fluidez das atividades, a melhoria da comunicação e a padronização das ações compensarão todo esse esforço.

Como fazer

 

O ideal é fazer em equipe, observando o processo de perto e partindo de como ele já é feito. Todas as pessoas envolvidas no processo a ser desenhado devem participar dizendo como as coisas já são feitas, dar ideias e sugestões.

O quadro do SIPOC, detalhando quem é fornecedor e cliente do processo, quais as etapas de execução e quais são as entradas e saídas de cada etapa vai então sendo desenhado. Veja o exemplo abaixo, disponibilizado pelo site Heflo:

image4-Apr-26-2021-03-18-55-91-PM

1) Comece a preencher a partir da coluna do meio, onde deve ser detalhada cada etapa daquele processo. Observe este exemplo na área financeira, para o processo de “Pagamento de Nota Fiscal”:

image2-Apr-26-2021-03-20-04-69-PM  Fonte: voitto.com.br

 

2) A seguir, preencha as outras lacunas:

image3-Apr-26-2021-03-19-39-43-PM

Fonte: voitto.com.br

 

Observe que “fornecedores” e “clientes” em algumas etapas de um processo, são os colaboradores da empresa.

Na fazenda, mapear esses processos com o SIPOC evita erros de interpretação, ajuda a manter o padrão das atividades, independente de quem faça, reduz desperdícios e o mais importante: traz CLAREZA à rotina, melhorando o clima e a motivação das equipes.

 

Quer mais dicas de gestão da fazenda?

CLIQUE AQUI

 

Flávia de Moura Xavier

Flávia de Moura Xavier

Coordenadora de Comunicação e Cultura na FUNDAÇÃO ROGE