Mantenha o seu rebanho longe da febre aftosa!

Mantenha o seu rebanho longe da febre aftosa!Doença extremamente infecciosa e contagiosa, a febre aftosa afeta todos os animais de casco fendido e em todas as idades, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Assim como outras doenças, pode causar grandes perdas econômicas para a propriedade rural se medidas eficazes não forem tomadas.

Sintomas da febre aftosa

Os animais que adquirem a doença podem apresentar:

• Elevação da temperatura;
  • Diminuição do apetite;
  • Vesículas na língua, lábios e gengivas que causam dificuldade em se alimentar;
  • Vesículas entre os cascos, que causam dificuldade de locomoção;
  • Excesso de baba;
  • Vesículas nas tetas;
  • Queda da produção de leite;
  • Ruído específico na mastigação, chamado “beijo da aftosa”.

Como ocorre o contágio da doença?

• Contato direto com animais infectados;
  • Alimentos no cocho;
  • Água;
  • Pelo ar em casos mais raros;
  • Em locais que estejam contaminados pela saliva de animais atingidos
  • Por pessoas responsáveis pelos cuidados dos rebanhos. O vírus pode ficar na mão, roupa ou calçados e assim transmitir para o animal.

Quais são os prejuízos da febre aftosa para a propriedade?

A doença afeta a rentabilidade e produtividade da fazenda. Pode causar abortos, perda de peso dos animais e queda na produção de leite.

Prevenção

O produtor rural pode proteger o seu rebanho através de atitudes como desinfetar o local onde os animais estão e vaciná-los.

No Brasil, a vacinação periódica contra a febre aftosa é obrigatória em bovinos (bois e vacas) e bubalinos (búfalos). Ela é feita de 6 em 6 meses, a partir do 3° mês de idade.

Você está em dia com a vacinação do seu rebanho? Entre já em contato com a nossa loja agropecuária AgroROGE e adquira a vacina contra a febre aftosa:

Whatsapp: (35) 99721-0172

Email: atendimento@agroroge.com.br