Mal das cadeiras: como prevenir a Tripanossomose?

Conhecida como “Mal das cadeiras” ou “Surra”, a Tripanossomose é uma doença causada por protozoário do gênero trypanossoma que acomete a corrente sanguínea e absorve os nutrientes do animal fazendo com que ele apresente dificuldades para se alimentar. É é caracterizada como agressiva e possui alto índice de mortalidade.

Sintomas

Depois que o animal é contaminado, os sintomas são apresentados em um curto período de tempo. São eles:

• febre alta

• anemia intensa

• fraqueza

• tremores

• perda de peso

A doença pode se manifestar na forma subclínica, diminuindo a produtividade dos animais.

Meios de transmissão

A transmissão ocorre através do contato direto com o sangue contaminado. A forma mais comum de contrair a doença é por meio de moscas que picam bovinos contaminados e passam para os não contaminados. E também pode ser por via mecânica com a reutilização de agulhas e seringas.

Como diagnosticar?

O produtor de leite deve procurar um médico veterinário para examinar o animal e confirmar através do exame de sangue.

“É melhor prevenir do que remediar”

O produtor sabe a importância de adotar medidas preventivas, pois evitam doenças e garantem produtividade.

As perdas decorrentes da enfermidade são significativas na pecuária, como: queda na produção de leite, abortos, infertilidade, custos com medicamentos, mão de obra e inclusive a morte do animal. Ações simples devem ser tomadas para evitar a transmissão do parasita:

• manejo correto na aplicação de hormônios e com o uso de equipamentos descartáveis (agulhas e seringas);

• Controle de moscas, especialmente moscas de estábulos. A higienização do ambiente e dos processos ajuda bastante;

• Antes de comprar um animal verificar o histórico e a saúde.

Adotar o manejo sanitário é proporcionar ao rebanho de leite qualidade e segurança.

Como tratar

Se não foi possível prevenir, nem tudo está perdido! Mas quanto mais cedo o produtor identificar, maiores serão as chances de recuperar o animal.

Faz pouco tempo que as empresas brasileiras passaram a produzir o medicamento contra ao “Mal das cadeiras”, mas é preciso a orientação de um profissional capacitado, pois a medicação e a dose errada podem gerar grandes prejuízos.

DICA OURO BRANCO:

Caso haja alguma suspeita da presença da doença no rebanho é importante comunicar o Instituto Agropecuário da sua região, para que as medidas devidas sejam tomadas.

Além da Tripanossomose, o correto manejo sanitário nas fazendas garante a prevenção de inúmeras outras doenças, como a mastite: