Janela imunológica: construção da imunidade bovina contra parasitas

Janela imunológica: construção da imunidade bovina contra parasitasTexto baseado no curso “Parasitas internos e externos”, do Clube Leiteiro, com o instrutor Ingo Mello

Parasitas internos e externos podem trazer sérios prejuízos para os bovinos na fazenda. Conhecer e investir na prevenção e no combate a eles é atitude mais que inteligente! O período de cria ou maternidade é importante para construir uma imunidade mais resistente e confiável para o animal, o que irá refletir em todo o resto do sistema de produção.

“Toda estrutura da programação de sanidade de um animal, de um lote ou rebanho, começa na sua fase de cria.” (Ingo Mello - Médico Veterinário)

Nesta fase de vida do animal, há 10 princípios fundamentais que podem fazer a diferença na produtividade, destaca Ingo:

1- Enfermidades infecciosas e parasitárias: o clima tropical brasileiro favorece a multiplicação das infecções e dos parasitas.

2- Epidemiologia das enfermidades nas maternidades: o ambiente em que os recém-nascidos ficam nas primeiras horas de vida influenciam diretamente em sua sanidade.

3- Transmissão horizontal e vertical: transmissão de enfermidades da mãe para o bezerro (vertical) ou de um bezerro para o outro (horizontal).

4- Enfermidades infecciosas neonatais: doenças que afetam os animais nessa fase de imunidade ainda não construída.

5- Colostragem (imunidade passiva): primeira barreira imunológica significativa que o bezerro recebe para combater as infecções oportunistas do ambiente.

6- Adaptação neonatal: o contato e as reações do animal a todas as ações em seus primeiros dias de vida.

7- Contaminação ambiental: fator de risco que pode ser minimizado com ações específicas.

8- Janela imunológica: momento em que o bezerro precisa desenvolver sua própria imunidade.

9- Período pré-patente: período de “incubação” da doença, que vai da entrada do parasita até a manifestação de sinais clínicos. É a chave para a decisão dos momentos de vermifugação.

10- Imunidade ativa: as vacinações que colaboram com a construção da imunidade.

Construção da imunidade

É preciso entender, portanto, que a construção de uma identidade imunológica dos rebanhos começa antes e durante o parto (interferências nas condições sanitárias das vacas para boa produção colostral), indo até a desmama, ou recria, conforme demonstra a imagem abaixo:

image1-Dec-21-2021-06-02-14-64-PM

Créditos da imagem: Ingo Mello - Ourofino Saúde Animal

Construção da imunidade na “Janela imunológica”

O período entre 8 e 12 semanas de vida dos bovinos é chamado de “Janela Imunológica”. É um conceito de extrema importância, pois quando estabelecida, após os 2 meses de vida, em média, o animal precisa se virar sozinho para conseguir imunidade contra as infecções e parasitas ambientais. Nesta fase, acaba o efeito do colostro e o animal precisa desenvolver sua própria imunidade, chamada imunidade ativa.

O produtor contribui neste processo facilitando essa transição através das vacinações, vermifugações e bom planejamento sanitário e nutricional, por exemplo.

Vacinações e vermifugações

No lote D90 (bezerros com 90 dias) devem ocorrer a primeira vacinação/vermifugação, com reforço em D120 (120 dias), e reforço efetivo em D150, proporcionando uma construção de imunidade mais efetiva.

O bezerro desta forma, chega à fase de desmama e recria imunologicamente mais competente, vacinado e vermifugado.

No curso “Controle de parasitas em bovinos” do Clube Leiteiro, o médico veterinário Ingo Mello aborda em detalhes essa construção da imunidade dos bovinos e ensina como deixar carrapatos, vermes, bernes e moscas-dos-chifres longe do rebanho. Quer aprender tudo sobre o assunto?

New call-to-action