Imagine que você está preparando um bolo. Você pode nem perceber, mas neste momento, estão envolvidos conhecimentos em química por causa das reações dos ingredientes, biologia para saber como o fermento atua e até matemática para calcular as quantidades exatas. Isso é interdisciplinaridade.
Da mesma forma, a interdisciplinaridade na educação permite que os estudantes ampliem sua visão de mundo e entendam o porquê de estarem aprendendo sobre cada assunto, aplicando conhecimentos de várias disciplinas para resolver problemas reais. No ensino técnico integrado ao médio, esta união permite que as matérias “se misturem” com fluidez. Quer entender como? Fique com a gente!
Interdisciplinaridade na educação é a articulação entre diferentes disciplinas do currículo escolar para proporcionar ao estudante uma formação mais abrangente. Isso significa que, ao invés de ensinar as matérias de forma isolada, os estudantes conseguem ver a relação entre uma aula de física e uma de matemática, por exemplo, e entender como o que se aprende em uma disciplina pode ser usado para resolver problemas em outra.
O objetivo da interdisciplinaridade é fazer com que os alunos percebam que os conhecimentos não estão compartimentados, mas que fazem parte de um todo coeso. Essa abordagem, além de facilitar a aprendizagem, promove a criticidade aos jovens.
O ensino técnico integrado ao médio une o conhecimento acadêmico básico com uma formação profissional escolhida pelo próprio aluno. Nesse modelo, o estudante aprende as disciplinas tradicionais, como português, matemática e história, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades técnicas voltadas para uma profissão específica.
A interdisciplinaridade nas escolas técnicas integradas ao médio, além de conectar as matérias básicas entre si, relaciona os conhecimentos profissionalizantes à aprendizagem da grade curricular do Ensino Médio. Assim, é possível entender melhor sobre teoria e prática, bem como tomar decisões melhores embasadas diante dos desafios profissionais.
A interdisciplinaridade é o caminho para uma formação completa, que abrange o conhecimento básico, técnico e humano. O conceito é transformador no desenvolvimento dos alunos, apresentando vantagens como:
💡 Saiba mais sobre o poder transformador da educação profissional!
A educação técnica integrada ao ensino médio prepara o jovem para o mercado de trabalho, e colabora para a formação de um cidadão mais completo. Por isso, busque escolas que integrem conhecimentos. O futuro da sua formação está em suas mãos!
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466