Blog

Tudo sobre estresse térmico e resfriamento de vacas leiteiras




vacas-resfriamento-de-vacas-leiteiras-fundacao-roge

O estresse térmico em bovinos é um fator que traz diversos prejuízos para uma propriedade, sendo uma preocupação bem comum no dia a dia dos produtores de leite. Felizmente, existem técnicas que podem ajudar a reduzir esse problema, como o resfriamento de vacas leiteiras. Entenda mais sobre seus benefícios a seguir!


Efeitos do estresse térmico nas propriedades leiteiras

 

Resumindo, esse fenômeno acontece quando a temperatura ambiente está muito alta e a umidade relativa do ar também fica elevada. No Brasil, é comum que ele ocorra nos meses de calor intenso em diversas regiões do país. 

E isso afeta de forma negativa a propriedade, gerando prejuízos em pontos como: 

  • Diminuição da produção de leite: o calor excessivo leva à uma menor produção do leite, tanto pelo mal estar quanto pela baixa ingestão de alimentos.  

  • Maior índice de doenças: esse estresse também enfraquece o sistema imunológico dos animais, tornando-os mais suscetíveis a doenças, incluindo mastite e problemas metabólicos. 

  • Menos consumo de alimentos: vacas estressadas pelo calor intenso comem menos – o que resulta em perda de peso e, consequentemente, uma menor produção leiteira. 

  • Redução na fertilidade: outro ponto afetado é o ciclo reprodutivo das vacas, levando a uma diminuição da taxa de concepção dos alimentos, além de um aumento no índice de abortos. 

 

 

Como funciona uma sala de resfriamento de vacas leiteiras

 

Para diminuir o estresse térmico em vacas leiteiras, muitos produtores investem em salas de resfriamento. Esses espaços são projetados para proporcionar um ambiente mais confortável e adequado às necessidades dos animais, principalmente em períodos de calor acentuado. 

Essas salas são equipadas com sistemas de controle de temperatura e umidade, boa ventilação e nebulização. Isso significa conseguir manter um ambiente fresco e agradável, mesmo em dias bem quentes. 

Um ponto a ser destacado é que os produtores podem utilizar tecnologias para monitorar em tempo real a temperatura e a umidade na sala de resfriamento, garantindo que o rebanho seja mantido nas condições ideais.

Existem diversos benefícios de utilizar esse tipo de solução. Entenda as principais delas a seguir: 

  • Aumento da produção de leite: ao manter um ambiente mais confortável, as vacas tendem a produzir mais leite.

  • Longevidade do rebanho: animais que enfrentam menos estresse térmico tendem a viver mais, e  ter uma saúde melhor contribuindo para a estabilidade e a produtividade ao longo do tempo.

  • Controle do estresse e doenças: um ambiente regulado ajuda a minimizar o estresse térmico, o que por sua vez diminui a incidência de doenças.

  • Melhora na fertilidade: vacas mais confortáveis e saudáveis têm maior probabilidade de conceber e de se manterem em boa condição física, produzindo também filhotes saudáveis.

 


Entendendo melhor as estratégias para resfriamento de vacas

 

Existem diversos equipamentos que são usados para fazer o resfriamento das vacas leiteiras, e eles podem ser incorporados na sala de resfriamento, dependendo das necessidades e recursos disponíveis na fazenda. Conheça alguns deles:

  • Sistemas de nebulização ou aspersão: neles, a água pulverizada no ambiente ajuda a diminuir a temperatura ao redor das vacas.

  • Sombreamento adequado: são estruturas que proporcionam sombra e ajudam a proteger as vacas do sol incidindo diretamente.

  • Ventilação eficiente: ajuda a garantir a circulação adequada do ar, contribuindo para redução da sensação térmica.


Essas medidas, principalmente quando combinadas, ajudam o produtor a criar um ambiente mais favorável para o bem-estar animal, o que resulta em uma melhor produção de leite e na boa saúde do rebanho como um todo.

 

Invista em melhores práticas para o resfriamento de vacas!

 

O estresse térmico em vacas pode trazer diversos problemas, como queda na produção de leite, aumento de doenças e até mesmo prejuízos na fertilidade. Para ter melhores resultados na produtividade, uma das alternativas é apostar no resfriamento dos animais.  

Investir em uma sala de resfriamento é uma estratégia que, por meio da qualidade de vida e bem-estar das vacas leiteiras, ajuda a trazer melhor rendimento. Isso é benéfico tanto para os animais quanto para os donos das propriedades. Por isso, quem quer garantir o melhor precisa se capacitar e conhecer a fundo soluções que ajudem a melhorar sua produção, como as técnicas de resfriamento. 


Curso online resfriamento de vacas leiteiras

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.