SEJA UM INVESTIDOR
Blog

Estímulo às ações sociais na Academia do Leite




Estímulo às ações sociais na Academia do Leite

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE, participam do “Projeto de Ações Sociais”, uma oportunidade de desenvolver atividades de voluntariado educativo.

Este trabalho traz benefícios para a comunidade e, principalmente, para cada aluno e colaborador que se deixa envolver. Primeiramente a ação acontece em nós, a partir de discussões sobre valores como respeito, conviver com as diferenças, interação, cidadania, estímulo da solidariedade, da cultura da paz e o exercício da empatia, favorecendo diretamente o crescimento das inteligências interpessoais (relações do aluno com outras pessoas)  e intrapessoais (relações do aluno com ele mesmo), essenciais na formação humana.

Acreditamos que mais do que doar algum objeto ou valor, é de extrema importância e urgência doar o que muito está ausente entre as pessoas: a atenção, um olhar, um carinho, um abraço. Por isso, o projeto atua atendendo situações de necessidades pontuais e também corações carentes à nossa volta, a começar dentro da própria sala de aula e da escola.

A proposta tem enriquecido o processo de ensino-aprendizagem, complementando o trabalho realizado nas aulas e proporcionando uma compreensão mais aprofundada do próximo e de si mesmo.

 

Como funcionam as ações sociais?

 

Essa atividade é desenvolvida a partir de cinco momentos, sendo eles:

 

1° Passo: Diagnóstico

Após a reflexão sobre os valores, há um momento em que decidimos em qual área iremos atuar: meio ambiente, educação, cultura, saúde, lazer, cidadania. Consideramos também os diferentes públicos como crianças, jovens, idosos e comunidade, e identificando quais são as necessidades daquela pessoa ou grupo que receberá a ação voluntária.

 

2° Passo: Elaboração do Projeto

Uma vez definido que iniciaremos um projeto específico, damos início ao planejamento, discutindo e decidindo como fazê-lo através de uma metodologia pré-definida:  

  • Objetivo: o que fazer? Quais são os objetivos e metas a serem alcançados?
  • Justificativa: por que fazer? O que move o grupo a tomar esta iniciativa?
  • Público alvo: a quem se destina este projeto de voluntariado?
  • Plano de ação: como fazer? Quais são as ações e fases necessárias? Quem são os responsáveis por cada atividade?
  • Cronograma: quando? Qual o tempo necessário e que será previamente reservado para cada fase?
  • Recursos: Quanto é necessário para a realização do projeto – em recursos materiais, humanos e financeiros? Quais serão os parceiros envolvidos?

 

3° Passo: Reflexão

Refletir é uma ação essencial que deve permear todo o Projeto. Há momentos para trocar impressões e ideias, e para ver se o resultado da ação corresponde ao esperado.

É de fundamental importância que o projeto seja constantemente avaliado por meio de uma reflexão mútua. Dialogar envolve dizer, ouvir e refletir sobre o que foi dito e feito para então, reconstruir e ressignificar, possibilitando a criação de uma nova visão e perceber o quanto nos enriquecemos com cada ação.

 

4° Passo: Reconhecimento

Valorizar, estimular e reconhecer ações de voluntariado é muito importante para promover o comprometimento e potencializar os envolvidos. Normalmente, há momentos de sensibilização e gratidão entre o grupo, que se sente valorizado com cada uma de suas ações.

Os alunos são reconhecidos também através de um registro que fica no campo de observações do seu boletim e histórico escolar.

 

A Academia do Leite é o projeto educacional da FUNDAÇÃO ROGE que trabalha a formação humana, técnica e gerencial dos alunos.

 

SAIBA MAIS

 

 

Thais Caroline Coutinho da Costa

Thais Caroline Coutinho da Costa

Pedagoga formada pela FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá. Possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Uninter - Centro Universitário Internacional.