O termo ESG surgiu no ano de 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial e vem ganhando cada vez mais visibilidade, assim como cresce a preocupação do mercado financeiro com a sustentabilidade.
De acordo com a Rede Brasil do Pacto Global, “as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial”, inclusive o agronegócio, caracterizando o ESG como a própria “sustentabilidade empresarial”.
O ESG é uma sigla que é apresentada em inglês – Environmental, Social and Governance – e tem relação com as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa de uma organização. Em outras palavras, trata-se de uma forma de pensar em que é preciso cuidar do planeta em que vivemos, pensar nas pessoas - inclusive como parte do meio ambiente - e da economia, através de um gerenciamento organizado e ético.
Entenda melhor sobre esses pilares a seguir:
Com consumidores cada vez mais exigentes, e que, inclusive, chegam a boicotar marcas que não tenham respeito ao meio ambiente, índices de ESG sendo avaliados por instituições financeiras e empresas da cadeia produtiva do leite incorporando mudanças além das exigências da legislação, o que pode parecer uma preocupação para os empresários, na verdade, é uma oportunidade, pois o setor leiteiro já pratica muitos conceitos ESG.
Reconhecê-los pode nos mostrar que já estamos alinhados e na direção correta, mesmo que muitos avanços ainda sejam necessários para tornar a empresa ainda mais forte, útil e indispensável para a sociedade. Dessa forma, conseguiremos alimentar o mundo de uma maneira ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável, além de atingir os padrões de consumo que serão exigidos pelas próximas gerações.
Vão se destacar as empresas que adotarem as melhores práticas de ESG. Os seus produtos terão uma maior visibilidade no mercado internacional, ocasionando um aumento nas exportações. Além disso, as mercadorias podem ser identificadas como de melhor qualidade, o que as torna mais competitivas. Também, é possível reduzir custos e fortalecer a sua marca.
Engenheiro Ambiental graduado pela UNIFEI, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, com experiência em Sistemas de Gestão, incluindo a implantação de Certificação ISO 14001. Professor de Gestão Ambiental, Topografia, Uso e Conservação do Solo e Geografia na Academia do Leite.
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