Em quais áreas o Técnico em Agropecuária pode trabalhar?

Onde o Técnico em Agropecuária pode trabalhar?

Entre as diversas áreas profissionais, a agropecuária está em alta no país. É a junção de duas atividades: agricultura (cultivo de plantas), e pecuária (criação de animais), seja para consumo humano ou para fornecimento de matérias-primas para a indústria alimentícia, de medicamentos, cosmética, têxtil e de biocombustíveis, entre outras.

Como é o Curso Técnico em Agropecuária?

É um curso de nível médio e pode ser oferecido na modalidade integrada (junto com o ensino médio) ou subsequente (após a conclusão do ensino médio). Essa formação pode ser na modalidade presencial ou a distância (EAD).

Nas disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária podem estar, por exemplo:

• Administração e Extensão Rural
  • Agroindustrialização de Alimentos
  • Apicultura
  • Bovinocultura de Corte
  • Bovinocultura de Leite
  • Culturas Anuais
  • Ferramentas de Gestão
  • Solos
  • Entre outras

Quais as habilidades necessárias para seguir esta carreira?

É muito importante gostar do campo, da natureza, dos animais e da rotina das atividades rurais, mas também é fundamental a habilidade de relacionamento com as pessoas, visão mais gerencial e disponibilidade de “pôr a mão na massa”

Oportunidades de crescimento na área

O Brasil tem uma demanda urgente por bons profissionais, e ao final do curso técnico, o aluno já está pronto para desbravar o mercado de trabalho. Mais que isso, as empresas estão em busca de profissionais que tenham domínio  da prática, e não só da teoria.

Nas áreas do agronegócio isso não é diferente e a demanda por profissionais técnicos só cresce.

Onde o Técnico em Agropecuária pode trabalhar?

As possibilidades de atuação do Técnico em Agropecuária são bem amplas e variadas, sendo que a atuação profissional deve ser uma escolha baseada em preferências pessoais, nas habilidades profissionais, na preparação que o curso técnico ofereceu e nas oportunidades que aparecem. Algumas atividades em que pode atuar são:

• Na operação e gestão de atividades em fazendas agrícolas ou agropecuárias;
  • Na assessoria ou consultoria técnica a produtores rurais;
  • Em vendas de produtos agropecuários e veterinários;
  • Empreendendo no seu próprio negócio, que pode ser produção ou serviços;
  • Na produção de alimentos na agroindústria;
  • Em setores e órgãos governamentais de pesquisa, assessoria, fiscalização ou desenvolvimento rural;
  • Em empresas de inovação tecnológica para o campo;
  • Medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais.

“Cada profissão e ocupação traz em si múltiplos significados, é fundamental a todo profissional construir uma carreira de forma a fazer sentido para a própria vida e de modo que possa transformar positivamente o seu entorno.” (Carmem F. Alves, psicóloga e diretora da escola técnica da FUNDAÇÃO ROGE).

A FUNDAÇÃO ROGE oferece de forma gratuita o Curso Técnico em Agropecuária com foco em bovinocultura leiteira, integrado com o Ensino Médio:

SAIBA MAIS