Dicas para tratar verminoses em rebanhos leiteiros

A presença de vermes gastrointestinais é muito comum nos rebanhos leiteiros, causando impactos na produtividade, com consequentes prejuízos financeiros. Nas verminoses mais comuns, os animais não apresentam sintomas clínicos, mas está deixando de ganhar peso. Métodos de prevenção e controle podem garantir a saúde do rebanho.

Principais danos

Os vermes se multiplicam de forma muito rápida,  causando grande contaminação de animais, inclusive de forma intra uterina. Pode causar a morte e afeta principalmente as bezerras. Dificultam o ganho de peso, causam diarreia, estresse e afetam a produção de leite.

Sintomas de verminose

Segundo artigo publicado pela Bayer Saúde Animal, algumas verminoses não apresentam sintomas, mas quando eles aparecem, são:

• Abdômen distendido;
  • Diarreia;
  • Mucosas pálidas (esbranquiçadas);
  • Emagrecimento;
  • Pelo arrepiado e sem brilho.

Métodos de controle

Os vermes gastrointestinais são controlados basicamente pelo uso de anti-helmínticos de amplo espectro, pois geralmente as infecções são mistas.

Tipos de tratamento

A matéria da Bayer destaca como principais tratamentos os seguintes:

1. Tratamento curativo

Os animais só são tratados se apresentarem sintomas clínicos. Isso geralmente significa alta contaminação ambiental. Neste momento, já houve muito prejuízo e não há garantias de solução porque podem ter animais infestados e sem sintomas.

2. Tratamentos tradicionais

Passados de geração a geração, o mais comum é aquele que consiste em duas vermifugações, geralmente em todo o rebanho, uma na entrada da estação chuvosa e outra na entrada da estação seca. Os resultados são semelhantes aos do tratamento curativo, ou seja, consiste basicamente na melhoria apenas dos animais mais atingidos.

3. Tratamentos estratégicos

São tratamentos suportados por trabalhos científicos realizados em campo e que têm como principal objetivo a diminuição das populações de vida livre, atingindo como alvo direto a população em parasitose. Levam em conta a condição climática da região, sendo que a melhor época para se tratar os animais e atingir com maior intensidade a população de vida livre é durante a seca, quando a relação população parasitária / população de vida livre é maior.

Estudos têm demonstrado que a adoção de três vermifugações intervaladas de um mês nos meses mais secos do ano atingem os objetivos do controle estratégico.

Os bezerros devem ser vermifugados pela primeira vez na desmama. As vacas adultas antes do período seco, em que os níveis de imunidade decaem e antes do parto.

4. Tratamentos táticos

Sob a orientação de um veterinário responsável, que se baseia em condições climáticas, a aquisição de novos animais e vacas no parto.

As verminoses são grandes causadoras de diarreia em bezerras leiteiras, exigindo grande conhecimento para o seu tratamento. Quer saber mais?

Clique aqui