O produtor de leite pode aumentar sua rentabilidade e ganhar mais espaço no mercado adotando medidas simples que confiram maior qualidade ao leite produzido em sua fazenda. Cuidar de forma detalhada dos processos de ordenha, da saúde das vacas, transporte e armazenamento são exemplos do que pode ser feito.
O leite produzido com qualidade é cada vez mais valorizado pelo mercado consumidor exigente, e essa qualidade é garantida por uma gestão atenta das fazendas leiteiras no que diz respeito a todo o processo de produção, da saúde dos bovinos até à entrega final do produto.
Em relação à qualidade higiênica, segundo Andréa Oliveira, no site Portal Agropecuário, um leite com alto padrão de qualidade significa um produto com:
Garantir os parâmetros acima pode ser resultado de algumas medidas, como por exemplo:
1) Cuidados com a saúde do rebanho
Esse é o principal fator quando o assunto é a qualidade do leite. Os rebanhos devem estar livres de zoonoses, como a tuberculose e a brucelose, e com baixa Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite. A vacinação em dia, a orientação e a assistência de um profissional capacitado é fundamental.
2) Nutrição das vacas leiteiras
Deve ser feita de forma adequada, a fim de garantir a saúde e bem estar dos animais, além da produção de leite com composição adequada. O manejo nutricional adequado previne doenças como a mastite, aumenta a produtividade e a qualidade do leite produzido.
3) Controle Higiênico
Deve ser realizado durante todo o processo de ordenha, desde a extração até a conservação do leite na propriedade. No momento da ordenha, deve-se ter cuidados como por exemplo, o uso de luvas e a realização de pré-dipping.
4) Cuidados com as instalações e equipamentos
Garantir espaço adequado que garanta o bem estar animal e fazer a manutenção correta dos equipamentos são bases para que os processos sejam realizados de forma correta. Uma ordenhadeira sem a manutenção adequada, por exemplo, pode causar lesões que provoquem o sofrimento das vacas e a consequente queda na produção.
5) Resfriamento do leite
Deve ser feito para inibir o crescimento bacteriano e deve ser realizado ainda na propriedade rural, imediatamente após a ordenha.
Quer saber quais são os impactos financeiros da CCS na qualidade do leite? No Clube Leiteiro você fica por dentro desse e outros assuntos de grande relevância para a pecuária leiteira. Ah, e ainda garante certificado no consumo de conteúdo!