5 dicas eficazes para aumentar a produção de leite de vaca

Todo produtor rural deseja aumentar a produção de leite de suas vacas e essa tarefa pode se tornar desafiadora. No entanto, existem algumas práticas que ajudam nesse processo, aumentando tanto a produtividade quanto a qualidade. Confira neste conteúdo!

Desafios da produção de leite

Em qualquer negócio os desafios estão presentes e isso não é diferente na produção de leite. A seguir, vamos destacar alguns desses obstáculos enfrentados neste setor:

•  Controle de custos

O controle de custo é uma prática essencial em qualquer negócio, pois permite entender a lucratividade de forma efetiva. No caso da produção de leite, controlar os custos de produção é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio.

Para muitos produtores, realizar o controle de custos pode ser um desafio, pois há diversos itens que devem ser levados em consideração, tais como combustíveis, custo da alimentação, energia elétrica, despesas com insumos e mão de obra, entre outros.

• Produtividade

Cada vaca possui um nível de produtividade único e isso é influenciado por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos e os produtores rurais precisam compreender isso. Também, é preciso estar atento, além da forma como os animais são criados, à nutrição, genética e ao manejo.

• Ambiência

Muito frio ou calor excessivo causa estresse nas vacas, o que afeta a produção de leite. O aumento da temperatura pode levar à diminuição da ingestão de alimentos e da atividade dos animais, além de causar desequilíbrios hormonais e propiciar o surgimento de enfermidades. Com isso, os resultados serão a diminuição na produção de leite e a qualidade inferior do produto final.

5 dicas eficazes para aumentar a produção de leite de vaca

Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu rebanho, resultando em um aumento significativo da produção leiteira e, consequentemente, em um aumento nos seus lucros:

1. Alimentos de qualidade

Um dos fatores mais importantes que influenciam a produção de leite é a alimentação das vacas. Erros no manejo alimentar causam uma queda na produção. Sendo assim, é essencial fornecer uma dieta balanceada e adequada às necessidades nutricionais dos animais, levando em conta fatores como idade, peso, estágio de lactação e genética. A dieta deve conter uma quantidade adequada de proteínas, carboidratos e fibras.

Os produtores também utilizam suplementação, como Sal Mineral, Sal Proteinado, Biotina, Gordura protegida, entre outros.

2. Quantidades adequadas de alimentos

É fundamental escolher um plano de alimentação que seja adequado à realidade da sua propriedade, para que uma dieta eficiente e sem desperdícios possa ser criada. A escolha do plano mais adequado dependerá da situação específica da sua fazenda e, em alguns casos, pode ser necessário adotar mais de uma opção ao mesmo tempo.

Alguns exemplos de planos são:

• Buscar maior retorno financeiro, mesmo que seja necessário investir mais em insumos e alimentação.

• Criar dietas com o menor custo de produção de leite, ou seja, gastar menos para produzir a mesma quantidade.

3. Conforto térmico animal

As vacas leiteiras precisam ter acesso a uma ventilação e refrigeração adequadas. Para isso, algumas medidas podem ser adotadas, como:

• Invista em sistemas de resfriamento com ventiladores ou aspersores em ambientes fechados.

• Em especial após a ordenha e durante os períodos mais quentes do dia, disponibilize água em quantidade suficiente.

• Ofereça sombreamento apropriado para os animais, seja por meio de árvores ou instalações.

4. Oferte água limpa, fresca e em quantidade suficiente

Para o rebanho leiteiro, a água é um elemento essencial. Aproximadamente 87% do volume de 1 litro de leite é composto por ela.

Os animais devem ter acesso livre à água e deve ser limpa e fresca, sem apresentar coloração, odor ou sabor. A quantidade ideal para um bovino leiteiro é de quatro litros por dia para cada litro de leite produzido, podendo ser duplicada durante o verão.

5. Fique de olho na sanidade animal

As vacas que possuem sistemas imunológicos comprometidos usam nutrientes para combater doenças em vez de usar para aumentar a produção de leite.

A produtividade é influenciada pela saúde do rebanho. Quando uma vaca está doente, a produção é afetada, independentemente da causa da doença, seja infecciosa, metabólica ou traumática. Com tudo, é essencial:

• Contar com o auxílio de médicos veterinários e zootecnistas;
  • Isolar vacas que possuem enfermidades infectocontagiosas avançadas;
  • Estabelecer protocolos para vacinação e combate a parasitas;
  • Adotar medidas para controlar doenças de alta incidência.

Invista em boas práticas para a saúde das suas vacas!

Como mencionado anteriormente, a saúde dos animais pode afetar significativamente a produção de leite. Por isso, não deixe de investir em práticas que te ajudem neste processo! Acesse nosso guia e saiba como prevenir as doenças mais comuns no rebanho:

New call-to-action