Curso técnico e profissionalizante: qual escolher para a sua carreira?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitas pessoas buscam se qualificar para ingressar em uma carreira ou melhorar suas chances de empregabilidade. Entre as opções mais comuns estão os cursos técnicos e profissionalizantes, que podem oferecer formação e habilidades específicas em diversas áreas.

Vamos entender melhor sobre cada um deles?

Como funciona um curso técnico

A grade curricular de um curso técnico compreende conteúdos teóricos e práticos, sendo esta última enfatizada com o propósito de capacitar o estudante para atuar no mercado de trabalho.

Os cursos técnicos disponibilizam um diploma de nível técnico. Desta forma, precisam cumprir alguns requisitos particulares, tais como duração de 18 a 24 meses, estágio obrigatório, carga horária padrão e entrega e apresentação de trabalho para a conclusão do curso. Além disso, o curso técnico precisa da aprovação do MEC (Ministério da Educação) para funcionar.

Algumas opções de formato de curso técnico estão disponíveis para o estudante escolher, tais como:

• Concomitante: formação técnica e conclusão do ensino médio dentro do mesmo curso;
  • Subsequente: inicia o curso técnico após concluir o ensino médio;
  • Externos: o técnico e o ensino médio podem ser feitos juntos, mas em instituições diferentes.

Entendendo sobre um curso profissionalizante

Ao contrário do curso técnico, não é necessário possuir nenhuma formação anterior para realizar um curso profissionalizante. Qualquer pessoa, independentemente de estar buscando iniciar uma carreira ou trabalhando, pode realizar.

Esses cursos podem ser bastante úteis para quem deseja adquirir novas habilidades para ingressar em uma profissão ou para quem busca se atualizar em sua área de atuação. Com duração menor do que a de um curso técnico, os profissionalizantes são cursos livres que focam em uma necessidade específica e não se estendem em partes teóricas. Além disso, não precisam da aprovação do MEC e não seguem exigências que são impostas ao ensino técnico.

Dicas para escolher o melhor curso

Ambos os cursos oferecem habilidades e conhecimentos específicos necessários para entrar no mercado de trabalho, mas cada um tem suas próprias características. A escolha adequada do melhor curso vai depender das necessidades que você possui naquele momento. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

1. Um curso técnico tem a duração mais longa, enquanto um curso profissionalizante é mais curto. Você pode esperar para conseguir um emprego melhor ou quer conseguir algo rápido? Tente considerar esse ponto.

2. Compreenda se você busca apenas um certificado para ingressar no mercado de trabalho ou se prefere obter um diploma reconhecido pelo MEC, que é oferecido nos cursos técnicos.

3. Avalie se os investimentos necessários não vão estar muito acima do seu orçamento.

4. Pesquise cuidadosamente as opções disponíveis e tente escolher uma instituição de ensino respeitável e reconhecida.

5. É importante também verificar a reputação do curso, as taxas de conclusão e empregabilidade.

6. Converse com ex-alunos para obter uma ideia do que esperar do curso.

Por fim, você pode optar por fazer um dos cursos agora, mas isso não impede que possa fazer o outro no futuro. O importante é que tenha conhecimento de qual deles é o mais adequado aos seus interesses no momento atual.

É fundamental considerar fatores como sua área de interesse, habilidades, disponibilidade de tempo e recursos financeiros. Ao fazer uma escolha consciente e informada, você aumenta suas chances de sucesso e satisfação na carreira que escolher seguir.

Invista em um curso técnico e se destaque no mercado de trabalho!

Uma das grandes vantagens de realizar um curso técnico é a excelente aceitação no mercado de trabalho. A busca por profissionais especializados em áreas técnicas têm aumentado significativamente em todos os segmentos da economia. Como resultado, aqueles que completam um curso técnico possuem maiores chances de encontrar empregos bem remunerados e com boas perspectivas de carreira.

Quer conhecer mais vantagens?

CLIQUE AQUI