Blog

Compost Barn: estudo da eficiência do sistema na fazenda




Compost Barn Fonte: Grnews

* Texto adaptado do trabalho de conclusão de curso “Levantamento dos aspectos favoráveis e desfavoráveis de compost barns em empresas produtoras de leite da região sul do estado de Minas Gerais, de João Pedro de Castro Silva, formando do Curso de Agropecuária da Academia do Leite, sob orientação do professor: Natan Rodrigues Ferreira de Melo e Silva.

O sistema de Compost Barn é um sistema de confinamento de bovinos que passou a ser utilizado no Brasil entre os anos de 2011 e 2012.

Ele possui o formato de galpão retangular, composto por uma cama semelhante às usadas em aviários que normalmente é coberta por serragem ou maravilha, que permite instalar o animal em um local seco, macio e de temperatura amena de forma a elevar o conforto, reduzir  as doenças e o estresse térmico do animal (MILANI; SOUZA, 2010).

 As instalações devem proporcionar condições de higiene, sanidade e eficiência no manejo, além de simplicidade, para que os custos sejam reduzidos e os animais possam expressar todo seu potencial genético, segundo Brito et al.  (2009  apud  BRIGATTI, 2014). Também é importante considerar todas as variáveis que compõem a instalação do sistema.

 O sistema torna-se uma excelente alternativa para produtores que não possuem grandes áreas disponíveis para desenvolver a atividade leiteira, principalmente em locais onde a agricultura familiar é predominante (ENDRES;  JANNI, 2013 apud MORAES, 2015, p. 13).

Benefícios do Compost Barn

 Com o objetivo de melhorar o bem estar animal o Compost Barn, possibilita um acréscimo na produtividade dos animais.  Além disso Milani; Souza (2010), afirmam que pelo fato dos animais ficarem mais tempo deitados, existe uma melhoria  na ingestão de matéria seca, melhores índices reprodutivos, assim como o mesmo também pode promover a facilidade no processo de manutenção e manipulação de esterco.

Garda (2016), também informa que há uma melhora na qualidade do leite, redução na contagem de células somáticas (CCS) e menores índices de mastite.

Manejo da cama

O manejo correto é o segredo para o sucesso do compost barn. Segundo Petzen et al., (2009 apud BRITO, 2016, p.25) o material para ser utilizado na cama deve ser escolhido a partir dos seguintes quesitos: capacidade de absorção de líquidos, confortáveis, que não provoquem alergias, ricos em carbono e que sejam facilmente encontrados na região.

Outro fator de grande importância, é observar a relação Carbono/Nitrogênio do material a ser utilizado,  para que as bactérias responsáveis pela compostagem, consigam obter energia e se reproduzirem, para que isso ocorra os valores de carbono devem ser 25 vezes maiores que os índices de nitrogênio.

Indicadores da cama

É de extrema importância realizar medições da temperatura da cama com auxílio de um termômetro, a temperatura da cama deve estar entre 45°C e 55°C, o ideal para que ocorra a degradação eficiente do material orgânico. Temperaturas inferiores a 40°C indicam que a quantidade de microrganismos está abaixo do ideal, o que pode ser prejudicial para o processo de compostagem (STENTIFORD, 1996 apud BRITO, 2016, p. 29).

A  umidade recomendada para a cama deve estar em torno de 40% a 60%. Uma maneira prática de observar a umidade da cama é coletar uma pequena amostra de material da cama nas mãos e aperta-la, se o material escorrer entre os dedos ou deixar muitos resíduos nas mãos a umidade está  muito alta, como pode ser observado nos escores quatro e cinco. Se não deixar resíduo algum nas mãos, está com umidade muito baixa, representado pelo escore um. Uma umidade correta deve deixar pequenos resíduos nas mãos assim como nos escores dois e três da figura abaixo.

Estudo de caso

Atualmente diversas propriedades leiteiras da região sul do Estado de Minas Gerais têm feito o uso desse sistema. O objetivo deste trabalho foi apresentar e avaliar sistemas de Compost Barn coletando informações de oito propriedades dessa região através da aplicação de um questionário de 28 questões, contendo perguntas sobre os galpões, problemas, melhorias que ocorreram após a instalação do sistema e também sobre o ponto de vista dos produtores em relação ao Compost Barn. Confira o resultado da pesquisa:

Características das propriedades:Compost barn produção de leite

Características das propriedades:

Caracteristicas do glapão mix

Problemas no manejo e construção:

Compost barn problemas no manejo

Melhorias após a instalação do sistema:

Compost barn melhorias no sistema


Os resultados mostraram que muitas propriedades podem não estar fazendo o manejo ou o planejamento correto do sistema, assim gerando falhas, e que o sistema pode ter possibilitado diversas melhorias nas propriedades. Assim foi possível comprovar que o planejamento correto do sistema pode influenciar diretamente no funcionamento e eficiência do sistema de Compost Barn.

 

Referências:

BRITO, E. C. Produção intensiva de leite em Compost Barn: Uma avaliação técnica e econômica sobre sua viabilidade. 2016. 59 f. Monografia (Mestrado Profissional Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

GARDA, N. Sistema de Produção: Produção de leite pelo sistema de Compost Barn. 2016. 60 f. Estágio supervisionado (Bacharel em administração) - Universidade de Passo Fundo, Casca, 2016.

MORAES, I. S. Compost Barn: Uma alternativa para vacas leiteiras. 2015. Monografia (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Monte Belos, 2015.


Quer aprender tudo sobre Compost Barn? Conheça o curso completo com o especialista Leonardo Dantas no Clube Leiteiro:

Curso de Compost Barn

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.