Como garantir a qualidade do leite na fazenda

Como garantir a qualidade do leite na fazendaO Brasil está entre os maiores produtores de leite do mundo. A atividade como fator essencial no agronegócio, tem um grande desafio, que é manter a qualidade do produto final oferecido aos consumidores, uma vez que, estão cada vez mais exigentes. Também é preciso estar atento às Instruções Normativas e suas determinações.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de acordo com matéria publicada na Rehagro, para ser considerado de qualidade, o leite deve apresentar:

• boa composição química e propriedades físicas;
  • baixas quantidades na Contagem Bacteriana Total (CBT);
  • contagem de Células Somáticas (CCS);
  • e ausência de agentes patológicos e contaminantes no leite.

Passo a passo para obter a qualidade do leite

As soluções para garantir a qualidade do leite podem ser mais simples do que se pensa. A Nestlé, em parceria com a Viva Lácteos - Associação Brasileira de Laticínios, destaca 10 passos principais para obter a qualidade do leite:

1- Garanta a sanidade do ambiente dos animais
2- Procure cumprir uma rotina para ordenhar as vacas diariamente
3- Oriente que o ordenhador tenha bons hábitos de higiene
4- Faça o teste da caneca telada ou de fundo preto antes de iniciar a ordenha
5- Desinfete os tetos das vacas
6- Evite a presença de pessoas estranhas e outros animais no local da ordenha
7- Lave adequadamente os utensílios, equipamentos e tanque de expansão
8- Estabeleça um programa de controle de mamite para a sua propriedade
9- Evite o uso de indiscriminado de antibióticos nas vacas em lactação
10- Resfrie o leite rapidamente após a ordenha