Como evitar lesões de jarrete na ordenha canzil?

Proteção de jarrete

Créditos da Imagem: Ana B. Serrate e Ana C. Rosa

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelas alunas Ana Beatriz Fernandes Serrate e Ana Clara Ribeiro Rosa na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2021.

“Com o aumento da exigência dos consumidores por produtos mais sustentáveis e a maior preocupação em oferecer condições para o bem-estar do animal, é preciso que novas ferramentas e meio de trabalho sejam criados, a fim de atender a tais necessidades. Tendo o intuito de amenizar o estresse em vacas leiteiras no momento da ordenha, foi pensado um protetor de jarretes para evitar o contato direto da corda com o jarrete do animal diariamente” (Ana B. Serrate e Ana C. Rosa).

Consumidores cada vez mais conscientes e exigentes têm transformado as ações no campo em relação à qualidade dos produtos e o bem estar animal

Os produtores rurais estão buscando novas formas de se fazer as antigas tarefas, como por exemplo, o sistema de ordenha canzil, cujos animais são amarrados com o auxílio de uma corda pelo pescoço. Neste sistema, muitas vezes a contenção das pernas pode ser agressiva e estressante.

Lesões de jarrete

Imagem: Ana B. Serrate e Ana C. Rosa

A importância do bem estar na ordenha

O manejo de ordenha deve garantir bem estar aos animais, pois reflete diretamente na quantidade e qualidade do leite. A relação retireiro-vaca está diretamente ligada ao bem-estar animal (ROSA et al., 2001. apud SILVA; IVO, 2012).

Proposta de solução

Pensando em melhorar o conforto e bem estar das vacas no momento da ordenha e criando um sistema inovador para isso, as formandas do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE criaram um aparato almofadado para ser utilizado durante a retirada do leite, evitando possíveis ferimentos na pele do animal, uma vez que já não ocorrerá o atrito entre a corda e a vaca.

Através de pesquisa e acompanhamento em uma propriedade leiteira com o sistema de ordenha canzil, as alunas puderam registrar os riscos ao animal e à produtividade da fazenda como o processo de amarrar as pernas com cordas, causando atrito e ferimentos. Estudaram então, uma forma de amenizar o problema de forma eficaz, prática e de baixo investimento, criando e testando, com resultados positivos, um protetor de jarretes para bovinos.

Protetor de jarrete   Protetor de jarrete   Protetor de jarrete

Imagens: as autoras

Clique aqui para conferir o trabalho completo com a proposta do protetor de jarretes desenvolvido pelas alunas.

Quer conhecer outros trabalhos inovadores apresentados por técnicos formandos da FUNDAÇÃO ROGE para propriedades leiteiras?

CLIQUE AQUI