A cana-de-açúcar enriquecida com ureia é uma boa alternativa para alimentar bovinos de leite durante o período de seca, quando os animais possuem maior necessidade de suplementação.
Nessa época, com a falta de chuvas, a dificuldade em alimentar as vacas e a queda na produtividade são motivos de preocupação para o fazendeiro, pois os animais perdem peso, e acabam consumindo suas reservas corporais para se manterem vivos. Emagrecendo rapidamente, dificultando a rentabilidade da atividade leiteira.
A cana apresenta boa produtividade por hectare e pode ser cultivada em diferentes tipos de solo, inclusive em áreas com pastagens degradadas, tornando-se uma opção viável e econômica para a alimentação do gado leiteiro durante épocas críticas do ano.
Planta fina de formato cilíndrico, cresce melhor em regiões quentes e úmidas, podendo chegar até 6 metros de altura. Segundo o pesquisador da Pesagro-Rio, Ariovaldo Ribeiro, além de suprir a necessidade alimentar do animal, a planta também favorece o número de partos que eleva a produção de leite, aumentando a renda dos produtores.
O Portal Agropecuário aponta que o uso da cana-de-açúcar para a alimentação do rebanho leiteiro apresenta diversas vantagens:
O valor nutricional da cana-de-açúcar pode ser elevado através da suplementação, seja com ureia, minerais, ou outras fontes para que ela atenda às exigências dos animais e seja eficiente na parte de reprodução.
A ureia é o suplemento mais utilizado pelos fazendeiros por ser de baixo custo e fácil utilização, além de corrigir satisfatoriamente o baixo conteúdo protéico da cana de açúcar.
Saiba como implantar o sistema de pastejo rotacionado:
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466