5 benefícios de fazer um curso técnico junto com ensino médio

Fazer um curso técnico enquanto ainda está cursando o ensino médio é uma opção cada vez mais popular entre estudantes que desejam se preparar para o mercado de trabalho. Afinal, além de se formar com o diploma de conclusão do ensino médio, esses alunos também obtêm uma certificação técnica, o que pode ser muito vantajoso para a carreira.

Entendendo melhor sobre a formação do curso técnico com ensino médio

Normalmente, as pessoas terminam o ensino médio antes de fazer um curso técnico. No entanto, é possível fazer os dois ao mesmo tempo, em uma formação integrada ou concomitante.

No curso técnico integrado, o aluno estuda tanto o ensino médio quanto o curso técnico na mesma escola. As matérias das duas modalidades são combinadas na grade curricular. Dessa forma, o aluno possui acesso às matérias do ensino médio e também às específicas do curso técnico.

No curso técnico concomitante, o estudante também cursa o ensino médio e técnico ao mesmo tempo, mas em instituições diferentes. Ou seja, ele faz o ensino médio em uma escola e o técnico em outra.

Benefícios de fazer um curso técnico junto com ensino médio

Fazer um curso técnico junto com o ensino médio pode ser uma excelente escolha para estudantes que buscam uma formação profissional completa e para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho,  se destacando entre os concorrentes. Conheça alguns benefícios:

1. Maior empregabilidade: com um curso técnico, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos específicos para atuar em determinadas áreas, o que aumenta sua empregabilidade após a conclusão do curso.

2. Mais conhecimento prático e teórico na área de formação: isso pode ser uma grande vantagem ao disputar uma vaga de trabalho, uma vez que muitos empregadores valorizam a experiência anterior na profissão.

3. Possibilidade de estágio: os cursos técnicos muitas vezes oferecem a possibilidade de estágios em empresas, o que pode ser uma oportunidade valiosa para ganhar experiência e contatos no mercado de trabalho.

4. Diversificação de conhecimentos: com um curso técnico, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos em áreas que podem não ser abordadas no ensino médio, o que pode ajudá-los a escolher uma carreira mais alinhada com seus interesses.

5. Economia de tempo: ao fazer um curso técnico junto com o ensino médio, os estudantes podem economizar tempo, já que não precisam esperar para ingressarem no ensino técnico somente após a conclusão do médio.

Mas como escolher o melhor curso técnico para você?

Existem várias opções de cursos técnicos disponíveis, por isso é importante pesquisar e avaliar cuidadosamente. Considere suas habilidades, interesses e objetivos profissionais ao escolher o curso técnico que melhor se adapta a você.

Além disso, é importante escolher um curso técnico reconhecido pelo mercado de trabalho e pelas autoridades educacionais. Certifique-se de que ele é oferecido por uma instituição de ensino confiável e verifique a reputação da escola antes de se matricular.

Por fim, lembre-se de que o curso técnico é uma oportunidade para você adquirir habilidades práticas e conhecimentos específicos que podem ajudá-lo a ter sucesso em sua carreira profissional. Então, aproveite ao máximo essa oportunidade e se dedique aos estudos e à busca por conhecimento.

Que tal conhecer um curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio?

Se você pensa em seguir carreira na agropecuária e fazer um curso técnico enquanto cursa o ensino médio, saiba que isso é possível. Instituições como a FUNDAÇÃO ROGE, que proporcionam uma formação completa e preparam os estudantes para atuar com competência na área escolhida, são uma ótima opção.

Todas as disciplinas do curso técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE,  assim como as do Ensino Médio, são contextualizadas na pecuária leiteira.

SAIBA MAIS