Blog

6 Motivos para educar através de oficinas




6 motivos para educar através de oficinas

Oficina é uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica.

Cuberes apud Vieira e Volquind (2002, p. 11), conceitua a oficina como sendo “um tempo e um espaço para aprendizagem; um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam progressivamente do objeto a conhecer”.

 

Ação e Reflexão

 

A oficina é uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas. Neste sentido, a metodologia da oficina muda o foco tradicional da aprendizagem que considera apenas o aspecto cognitivo, e passa a incorporar a ação e a reflexão, sendo também um espaço de aprendizagem permanente e de troca de informações e experiências diversas no cotidiano da escola. Abrangem atividades de prevalência prática e cultural, de forma extensiva e regular favorecendo a formação integral dos alunos. Proporcionam também uma dinâmica democrática, participativa e reflexiva que tem como fundamento do processo pedagógico a relação teoria-prática, sem elevar a figura do educador como único detentor dos conhecimentos.

As oficinas atendem a duas finalidades:

  • Articulação de conceitos, pressupostos e ideias com atuações que são vivenciadas pelo educador e aluno;

     

  • Execução de atividades de metodologia de trabalho que objetivam a formação coletiva, com apropriação e construção de saberes com momentos de troca de conhecimentos e diversas interações.

 

Por que educar através de oficinas?

 

Tem-se como objetivo na educação através de oficinas priorizar a prática de atividades como meio de:


1) Desenvolver as potencialidades expressivas

2) Estimular a sensibilidade

3) Ampliar a comunicabilidade

4) Contribuir para a autoestima

5) Propiciar o desenvolvimento da consciência e o respeito aos outros

6) Construção de novos processos de ensino-aprendizagem.

 

As oficinas também são ótimas oportunidades de desenvolvimento das formas de relacionamento. Quer saber como trabalhar as relações humanas na escola?

SAIBA MAIS

 

 

 

Thais Caroline Coutinho da Costa

Thais Caroline Coutinho da Costa

Pedagoga formada pela FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá e Coordenadora Pedagógica da Academia do Leite. Possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Uninter - Centro Universitário Internacional.