Oficina é uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica.
Cuberes apud Vieira e Volquind (2002, p. 11), conceitua a oficina como sendo “um tempo e um espaço para aprendizagem; um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam progressivamente do objeto a conhecer”.
A oficina é uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas. Neste sentido, a metodologia da oficina muda o foco tradicional da aprendizagem que considera apenas o aspecto cognitivo, e passa a incorporar a ação e a reflexão, sendo também um espaço de aprendizagem permanente e de troca de informações e experiências diversas no cotidiano da escola. Abrangem atividades de prevalência prática e cultural, de forma extensiva e regular favorecendo a formação integral dos alunos. Proporcionam também uma dinâmica democrática, participativa e reflexiva que tem como fundamento do processo pedagógico a relação teoria-prática, sem elevar a figura do educador como único detentor dos conhecimentos.
As oficinas atendem a duas finalidades:
Tem-se como objetivo na educação através de oficinas priorizar a prática de atividades como meio de:
1) Desenvolver as potencialidades expressivas
2) Estimular a sensibilidade
3) Ampliar a comunicabilidade
4) Contribuir para a autoestima
5) Propiciar o desenvolvimento da consciência e o respeito aos outros
6) Construção de novos processos de ensino-aprendizagem.
As oficinas também são ótimas oportunidades de desenvolvimento das formas de relacionamento. Quer saber como trabalhar as relações humanas na escola?
Pedagoga formada pela FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá. Possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Uninter - Centro Universitário Internacional.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466