6 Dicas sobre como plantar cana de açúcar para a alimentação bovina

Para um bom desempenho do rebanho leiteiro alimentação de qualidade é um fator determinante, especialmente para a produção de leite. Quando os animais não são alimentados da maneira correta, aspectos como produtividade, sanidade e reprodução são prejudicados.

A cana de açúcar enriquecida com ureia é uma das ótimas opções para a alimentação de vacas leiteiras e apresenta diversas vantagens , como o  baixo custo operacional. Geralmente essa opção é utilizada nos períodos secos do ano.

O sucesso da alimentação bovina com a cana de açúcar enriquecida com ureia depende do preparo do alimento, que deve ser feito corretamente em todas as etapas, principalmente na etapa em que a cana é misturada com ureia. Uma mistura incorreta pode causar danos aos animais e prejudicar a rentabilidade do produtor leiteiro.

Como plantar e enriquecer a cana de açúcar?

Leda Kimura e Ariovaldo Ribeiro, pesquisadores da Pesagro-Rio, dão seis importantes dicas para que os resultados sejam positivos com a cana de açúcar nas fazendas de leite:

1) Fazer o plantio em sulcos ou covas

Por ser mais econômico, o plantio em sulcos (são estreitos canais ou ranhuras no solo) é o método mais recomendado para a preparação do solo. Alguns produtores que têm restrições em função da topografia do terreno para o plantio em sulcos podem recorrer ao sistema de plantio em covas, devendo receber a orientação de um técnico.

2) Escolher bem o adubo

No plantio da cana de açúcar a adubação deve ser feita de acordo com as análises de solo, podendo ser utilizado adubo químico (obtidos por meio de extração mineral ou refino do petróleo) ou orgânico (obtidos através de matéria de origem vegetal ou animal).

3) Medir o teor de sacarose

A medição do teor de sacarose é outra prática que o produtor deve observar antes da colheita da cana de açúcar, para isso é preciso utilizar o aparelho refratômetro de mão ou refratômetro de campo, o índice de maturação ideal para o fornecimento ao gado de leite é de 0,85 a 1,00 para cana madura.

4) Saber cortar

Na colheita, o corte da cana deve ser feito rente ao solo utilizando-se um facão ou uma ferramenta cortante adequada.

5) Triturar

Depois de colheita, a cana é recolhida e levada até o triturador onde será transformada em pequenos pedaços, será misturada com ureia e servida aos animais.

6) Misturar a cana de açúcar com a ureia

A preparação da ureia para misturar a cana de açúcar não pode ser feita por produtores que não conhecem essa técnica. O uso indevido dessa prática pode trazer graves intoxicações para os animais, por isso recomenda-se um profissional com conhecimento técnico.

Quer saber mais sobre as vantagens do uso de cana de açúcar na alimentação de bovinos?