Vantagens do uso da cana-de-açúcar na alimentação bovina

Vantagens da Cana de açúcar

Um grande problema enfrentado pelo produtor de leite é o período da seca. Nessa época, com a falta de chuvas, a dificuldade em alimentar as vacas e a queda na produtividade são motivos de preocupação para o fazendeiro, pois os animais perdem peso, e acabam consumindo suas reservas corporais para se manterem vivos. Emagrecendo rapidamente, dificultam a rentabilidade da atividade leiteira.

A cana-de-açúcar enriquecida com ureia é uma boa alternativa alimentar para bovinos de leite durante essa fase, quando os animais possuem maior necessidade de suplementação.

A cana-de-açúcar

Planta fina de formato cilíndrico, cresce melhor em regiões quentes e úmidas, podendo chegar até 6 metros de altura. Segundo o pesquisador da Pesagro-RioAriovaldo Ribeiro, além de suprir a necessidade alimentar do animal, a planta também favorece o número de partos que eleva a produção de leite, aumentando a renda dos produtores.

Vantagens do uso

O Portal Agropecuário aponta que o uso da cana-de-açúcar para a alimentação do rebanho leiteiro apresenta diversas vantagens:

• alto teor de sacarose
  • moderado teor de fibra insolúvel em detergente neutro (FDN)
  • alta produção de matéria seca por unidade de área (mesmo com baixa frequência de cortes)
  • simplicidade do cultivo agronômico
  • relativa resistência a pragas e doenças
  • facilidade de compra e venda
  • baixo custo por unidade de matéria seca produzida

Suplementação com ureia

O valor nutricional da cana-de-açúcar pode ser elevado através da suplementação, seja com ureia, minerais, ou outras fontes para que ela atenda às exigências dos animais e seja eficiente na parte de reprodução.

A ureia é o suplemento mais utilizado pelos fazendeiros por ser de baixo custo e fácil utilização, além de corrigir satisfatoriamente o baixo conteúdo protéico da cana de açúcar.

Saiba como implantar o sistema de pastejo rotacionado: