5 pontos fundamentais da manutenção preventiva de tratores

Design sem nome (1)-Oct-05-2021-01-32-45-38-PMA manutenção preventiva é fundamental para evitar que o trator apresente problemas e prejudique a rotina da propriedade. Além disso, com a manutenção preventiva é possível reduzir custos, já que com a manutenção corretiva, quando é realizada para corrigir falhas das máquinas por questões de acidente, por exemplo, muitas vezes é preciso investir um valor maior. Recomenda-se neste processo, para apresentar melhores resultados, utilizar produtos de qualidade e produtos originais.

Clique aqui e conheça tecnologias que otimizam a agricultura e ajudam as fazendas de leite.

Manual do operador

No manual do operador, é possível ter acesso a informações importantes relacionadas à manutenção preventiva, como:

• Períodos de trocas;
  • Tipos de combustível;
  • Tipos de óleos lubrificantes;
  • Períodos para efetuar regulagens;

Tabela de manutenção

A tabela abaixo, encontrada no manual do operador, permite visualizar na primeira coluna as tarefas que devem ser realizadas na manutenção. Nas demais colunas, é possível observar de quantas em quantas horas será preciso realizar aquela tarefa.

image3-Oct-05-2021-01-23-06-19-PM

Créditos da imagem: Wanielle Resende - Engenheiro Agrícola

Manutenção preventiva

Na manutenção preventiva de tratores, fique atento com:

1- Óleo

Quando for realizar a verificação dos níveis de óleo do trator, é importante averiguar as recomendações da vareta de nível, que possui marca para capacidade mínima e máxima de receber óleo. O recomendado é trabalhar com nível de óleo entre a marca de mínimo e máximo. É importante também nunca deixar que ultrapasse a marca de mínimo, o que pode deixar o componente sem óleo.

Não misture óleos lubrificantes diferentes. É importante utilizar o óleo indicado pelo fabricante da máquina.

2- Combustível

É de extrema importância utilizar no trator combustível limpo, de boa qualidade e de fonte confiável. Realizar a drenagem da água do fundo do tanque da máquina e no fundo dos filtros, também é fundamental. É recomendado verificar a drenagem diariamente do filtro e semanalmente a drenagem do tanque de combustível.

3- Filtro de ar

O filtro de ar deve ser inspecionado caso a luz do indicador de restrição acenda no painel. Se o filtro estiver sujo, é necessário realizar a limpeza como indicada no manual do operador.

Símbolo da luz que aparece no painel do trator:

image2-Oct-05-2021-01-24-00-68-PM

Créditos da imagem: Wanielle Resende - Engenheiro Agrícola

4- Sistema elétrico

Na manutenção do sistema elétrico, é importante fazer a verificação das condições gerais da bateria, realizar a limpeza e tensão da correia do alternador e cumprir a carga e a amperagem recomendada para luzes, faróis e lâmpadas.

5- Pintura

Realize a verificação anual da pintura do trator. Proceda com o polimento, limpeza e, se for necessário, a repintura de locais já desgastados ou enferrujados.

*Texto baseado no curso “Manutenção e operação de tratores” do Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE, realizado pelo engenheiro agrícola Wanielle Resende.

Quer aprender muito mais num curso online de “Manutenção e operação de tratores”? Faça parte do Clube Leiteiro e acesse!

New call-to-action