5 critérios para a produção de leite orgânico

O leite orgânico é um leite produzido com insumos orgânicos, regulamentados de acordo com a Legislação 10.831, Instrução normativa 46.

Para produzir leite nesta classificação, é necessário seguir alguns critérios como:

1. Pastagens e os volumosos em geral

A situação das pastagens e volumosos para o fornecimento aos animais e o solo onde serão manejadas tais culturas, devem passar por um período de carência de seis meses livre de manejos químicos ou agrotóxicos.

2. Alimentação dos animais

No caso da alimentação, ainda é permitido a utilização de até 15% da dieta total fornecida ao animal de componentes transgênicos, ou seja, não orgânicos. Sendo assim, a maior parte deve ser feita por alimentos naturais.

3. Tratamento dos animais

O tratamento dos animais deve ser feito com o uso de homeopatia e fitoterápicos, salvo exceções, onde antibióticos e tratamentos alopáticos são necessários para evitar sofrimento do animal.

Se anualmente a utilização destes medicamentos ultrapassar o permitido sendo, o uso de até dois processos com medicamentos convencionais, a propriedade perde o selo de leite orgânico.

4. Não são permitidos sistemas 100% confinados

Os sistemas de produção, quando trabalhados intensivamente, devem obter um local de saída para os animais, visando conforto e  bem estar dos mesmos. Exemplo: uma área de piquetes.

5. Passar por auditorias no mínimo, anualmente.

Auditorias também são realizadas para o acompanhamento do manejo da propriedade ou seja, visitas de um profissional responsável que irá averiguar se tudo está sendo realizado de acordo com a normativa 46. Caso detectadas anomalias poderá acarretar na perda do selo.

Atenção!

O tempo de adaptação da terra e principalmente dos animais pode ser um empecilho para os produtores implantarem o leite orgânico na sua propriedade. A terra deve estar livre de produtos químicos durante seis meses, e os animais já recebendo os manejos orgânicos, então, são estimados 12 meses de carência, para que então, possa estar produzindo um leite orgânico certificado.

A população ainda se questiona da dificuldade de se  encontrar leite orgânico para compra pois, para ter o leite orgânico certificado, registrado, com tudo correto, é necessário ter uma alta escala de produção, isso tudo dentro de todos estes critérios, para que então estes produtos possam chegar às prateleiras dos comércios.

Apesar do trabalho e as  dificuldades de se produzir leite orgânico, o retorno tanto financeiro, quanto sanitário pensando nos animais, é bastante favorável para a propriedade.

Texto do aluno Diogo Henrique Pereira Neto da Academia do Leite/Fundação Roge, baseado no curso realizado pela Nestlé: “Leite Orgânico - Quebra de Paradigmas para a sua Produção - Legislação 10.831, Instrução Normativa 46” , ministrada pelo Supervisor do Distrito Leiteiro da empresa Nestlé, Paulo Henrique Fornassaro Diehl.

Quer saber mais sobre o mercado crescente de leite orgânico no Brasil?

Diogo Henrique Pereira Neto

Aluno do curso Técnico em Agropecuária da Fundação Roge/Academia do Leite, atuante na área da bovinocultura desde o ano de 2016. Observando a situação do mercado, concorda com a citação de Julio Ribeiro, que diz: “O medo de ousar fechou muito mais empresas que a ousadia”. Para ele é necessário ousar e não ter medo.