4 dicas para controlar a infestação da mosca-dos-chifres em bovinos

4 dicas para controlar a infestação da mosca-dos-chifres em bovinos A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é considerada um dos principais parasitas que atingem os bovinos. A fêmea do inseto pode picar de 12 a 40 vezes por dia o animal, já o macho nunca sai do bovino. Suas picadas o deixam extremamente agitados e irritados.

Segundo o site Biovet, o local de preferência desses parasitas é o dorso, cupim e costado do hospedeiro, deslocando-se para a região ventral nos horários mais quentes do dia. São de coloração escura e têm por hábito permanecer de ponta cabeça nos animais, o que facilita muito a sua caracterização.

Em qual época do ano ocorre a infestação?

A mosca-dos-chifres aproveita as épocas chuvosas para atacar os bovinos. Nesse período a infestação do parasita aumenta.

Como saber quando o animal está infestado por mosca-dos-chifres?

Algumas atitudes do rebanho possibilitam a identificação da manifestação da mosca como por exemplo, quando os animais ficam mais próximos de seus companheiros, o que alivia o incômodo das picadas e quando não se alimenta direito, usando o seu tempo para se libertar do inseto.

Quais são os prejuízos para a propriedade?

• Os animais perdem a vontade de comer devido ao estresse das picadas e por isso ocorre a perda de peso;
  • Queda na produção de leite;
  • Afeta o bem estar do animal.

Como controlar a infestação da mosca-dos-chifres em bovinos?

Segundo a pesquisadora Márcia de Sena Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos (SP), alguns cuidados podem ser tomados pelo produtor a fim de proteger o seu rebanho contra estes parasitas:

“A ideia é controlar a infestação e não erradicar a mosca-dos-chifres, mantendo um número razoável desses parasitas no rebanho” (Márcia de Sena Oliveira)

De acordo com Márcia, algumas alternativas podem reduzir os problemas com a mosca-dos-chifres:

1. O besouro conhecido como “rola-bosta” é uma boa opção para diminuir a multiplicação do inseto. Ele ataca o bolo fecal, destruindo as larvas das moscas que aí se desenvolvem;

2. O tratamento dos bovinos de acordo com a sua categoria, ajuda a manter um nível aceitável de infestação, principalmente nos animais mais suscetíveis, como vacas com bezerros ao pé;

3. Colocar armadilhas pelas pastagens para atrair as moscas que estão no rebanho é um método bastante eficaz e sem prejuízos para o meio ambiente;

4. Integrar árvores com as pastagens também pode contribuir para reduzir as infestações.

“Todas essas alternativas devem ser somadas à preocupação constante em manter o rebanho bem nutrido. O gado em boas condições nutricionais não sofre tanto com o parasitismo”, afirma Márcia.

Os carrapatos também são parasitas que causam grandes prejuízos ao rebanho leiteiro: