Blog

3 mudanças fundamentais na educação durante a pandemia




 

3 mudanças fundamentais na educação durante a pandemia

É certo que a educação no Brasil e no mundo não será mais a mesma após a pandemia. Esse contexto atual de educação, imposto pelo Coronavírus, colocou as escolas para pensarem novas formas de trabalhar o processo ensino-aprendizagem.

Em 2020, professores, pedagogos, psicólogos e educadores em geral têm refletido bastante sobre o que é essencial na educação escolar: o que deve fazer parte das organizações curriculares, que conteúdos são importantes para serem ensinados, que metodologias são apropriadas aos alunos, quais ferramentas são eficazes para se avaliar os diferentes ritmos de aprendizagem, enfim os educadores buscam respostas para “O QUE” é importante ensinar e “COMO” se deve ensinar e avaliar o que foi ensinado.

Em tempos de re-elaboração da cultura escolar, o qual demanda uma nova mentalidade e uma nova postura dos educadores, o papel da escola precisa ser mais do que “preparar para o vestibular”, é preciso preparar para a vida.

Quais mudanças são necessárias neste período?

 

O cenário atual impõe mudanças na educação no sentido de ter:

1- Uma metodologia que seja capaz de transpor o conteúdo teórico para a prática do dia a dia.

2- Conteúdos que tenham ligação com a vida e façam sentido ao aluno.

3- Desenvolvimento de habilidades interpessoais e da inteligência intrapessoal.

Este momento em que os mestres estão com seus pensamentos e sentimentos em ebulição, parece ser o mais apropriado para fazer acontecer a transformação tão necessária na educação.

E o desafio das escolas técnicas, é igualmente complexo?

 

As escolas técnicas trabalham, além da dimensão do conhecimento teórico, com a questão das práticas profissionais e com a lapidação de valores e de atitudes positivas, buscando preparar o aluno para o mundo do trabalho, o que representa um grande desafio.

A oferta pela escola técnica de experiências diversificadas de aprendizagem e que estejam ligadas à resolução de problemas reais e cotidianos oportuniza aos alunos a mobilização de seus conhecimentos, habilidades, atitudes e valores desenvolvendo neles a capacidade de pensar, que deve ser a essência de uma boa educação.

 

A escola também deve cuidar da formação de habilidades sociais dos jovens:

SAIBA MAIS

 

 

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.