Tratamento de água de nascente com ozônio

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelos alunos Leonardo Freire  e Yasmin Oliveira na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2021.

Nas propriedades rurais, a utilização de água sem tratamento físico e químico prévio pode torná-la um veículo de doenças infecciosas e parasitárias, também podendo interferir nas características estéticas da água. Um estudo de Técnicos em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE teve como objetivo desenvolver um circuito para tratamento químico - representado pela ozonioterapia - de água de nascente.

A água é um recurso essencial para a existência de vida na terra. O Brasil está entre as nações mais abundantes em água doce, possuindo cerca de 12% da reserva mundial (SOUSA; SARDINHA, 2019). Entretanto, os gerenciamentos inapropriados dos recursos hídricos geram degradação e consequentemente escassez do mesmo.

A água doce é habitat de diversos microrganismos, dentre eles espécies patogênicas responsáveis pela disseminação de doenças em humanos e animais que entram em contato com a água contaminada ou venham a ingeri-la (BRASIL, 1977; NUVOLARI et al., 2003).

Nas comunidades rurais os agricultores familiares em sua maioria, utilizam das nascentes para o seu consumo de água e muitas vezes sem tratamento adequado (VILLWOCK; CRISPIM, 2016). Segundo Calheiros et al. (2009) o aproveitamento da água da nascente para consumo humano e animal deve passar por uma análise química e biológica, pois é por meio deste procedimento que será verificado se há a necessidade de tratamentos para melhoria da qualidade da água.

Estudo prático

O estudo para o desenvolvimento do trabalho dos técnicos com o uso de ozônio foi realizado em uma propriedade no Sul de Minas Gerais, com pouco mais de 9 hectares, com pecuária em sistema semi-intensivo, produzindo anualmente cerca de 24.200 litros de leite. O abastecimento de água da propriedade é feito através de uma nascente com vazão média de 0,2 m³/h, localizada em Área de Preservação Permanente (APP) em estágio de regeneração, cercada com um raio de 50 m conforme o que determina o Código Florestal Brasileiro.

Todavia, em alguns períodos do ano, a água captada apresenta características desfavoráveis ao consumo e utilização, tais como alteração da cor e do gosto e possivelmente presença de microorganismos patogênicos, alterações que podem estar relacionadas à ocorrência de chuva ou presença de animais silvestres na nascente.

Proposta de uso de ozônio

O uso do cloro é o mais comum para a desinfecção da água, visto que é o mais barato. Entretanto, esse tratamento pode gerar compostos prejudiciais à saúde, como o Trihalometano (THM).

Desta forma, o uso da ozonização para desinfecção de água de nascente para abastecimento de uma propriedade rural, apresenta-se como alternativa eficiente na substituição do cloro. Esse método consiste na aplicação do ozônio na água, o qual atua na desintegração da parede celular dos microorganismos patogênicos, tornando-os inativos. Além disso, aumenta o nível de oxigênio da água, melhorando a apresentação das características estéticas devido a redução da turbidez e cor e age em menos tempo em comparação à cloração.

O ozônio é um gás com alto poder de oxidação e desinfecção. Trata-se de uma molécula com três átomos de oxigênio e pode ser produzido em geradores que utilizam ar (atmosférico ou comprimido) ou oxigênio. No gerador, uma descarga elétrica de alta tensão promove a formação do ozônio, que será posteriormente dissolvido em água para o tratamento. Este é gerado quando uma corrente alternada de alta voltagem é descarregada na presença de oxigênio. Isso ocorre, por exemplo, na natureza, quando em dias de tempestade há grande produção de ozônio na atmosfera devido às elevadas descargas elétricas provenientes dos relâmpagos. O gerador de ozônio basicamente reproduz, de forma controlada e eficiente, este fenômeno natural.

Resultados do tratamento de ozônio

Após as análises laboratoriais demonstradas na imagem abaixo, os resultados demonstraram que houve redução dos parâmetros microbiológicos Escherichia coli, coliformes totais e bactérias heterotróficas, para os dois tratamentos químicos realizados indicando eficiência do circuito apresentado e do protótipo criado.

Tratamento de água de nascente com ozônio

Imagem: os autores

O estudo desenvolveu um protótipo capaz de gerar ozônio com o intuito de compor uma alternativa eficiente e sustentável para a desinfecção de águas de nascentes. Dentro deste cenário, criou-se um circuito onde a água passa pelo tratamento químico, representado pela ozonioterapia. Após realizar as amostragens e análises da água, concluiu-se que o sistema de tratamento proposto é capaz de melhorar os aspectos químicos e microbiológicos da água, tornando-a apta para consumo e utilização.

Clique aqui para conhecer o protótipo desenvolvido e a proposta de uso em pequenas propriedades rurais.

Quer conhecer outros trabalhos de pesquisa e propostas inovadores de técnicos formandos da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI