Snaplage. Créditos da imagem: Revista Balde Branco
Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “COMPARAÇÃO DE VALORES NUTRICIONAIS DE SNAPLAGE E GRÃO ÚMIDO”, dos alunos Flávio Antônio Silva Martins e Maria Gabriela Pimentel Rezende, da Academia do Leite / FUNDAÇÃO ROGE, orientados pela professora Leidiane Cristina Batista de Souza em novembro de 2019.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial chegará em 8,5 bilhões em 2030 e cerca de 9,7 bilhões de pessoas em 2050. Com isso, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) prevê grande aumento na demanda da produção de alimentos neste período, o que inclui leite e derivados. Neste contexto, o grande desafio é produzir mais leite, em menos espaço e custos menores de produção, principalmente na alimentação bovina.
Os custos de alimentação nas fazendas leiteiras representam aproximadamente 70% dos custos totais de produção. Novas pesquisas surgem a cada dia para garantir uma alimentação mais eficiente e de menor custo. Um exemplo disto é a comparação nutricional entre snaplage e grão úmido, proposta pelos alunos Flávio Martins e Maria Gabriela Rezende, da Academia do Leite /FUNDAÇÃO ROGE.
O uso de milho safrinha para silagem tem se mostrado uma estratégia interessante, especialmente em regiões onde a janela de plantio do milho verão é estreita. Apesar do menor potencial produtivo, quando bem manejado, o milho safrinha pode gerar silagens de boa qualidade nutricional.
Fonte: NUSSIO LUIZ GUSTAVO, 2017
O Snaplage é um novo modelo de silagem de milho que utiliza o sabugo, brácteas (palha) e o milho, sendo portanto um alimento misto.
De acordo com RAMOS, 2015, as principais vantagens do Snaplage são:
Depoimento do produtor de leite Marcelo Cassoli durante o estudo: “Snaplage é mais fácil e mais simples de fazer do que grão úmido. É mais fácil de consumir se o vagão desensila, grão úmido tem que cavar e jogar manualmente no vagão. Snaplage usa trincheiras com o mesmo dimensionamento da silagem planta inteira. Grão úmido precisa de trincheiras menores. Snaplage ainda tem poucos prestadores de serviço disponíveis e é mais difícil fazer em menores escalas.”
Fonte: IEPEC, 2017
O grão úmido é um método muito utilizado que utiliza somente grãos, caracterizando-se como alimento concentrado. Passa pelos processos de colheita, moagem e fermentação geralmente realizada através da compactação em silos bags para silagem.
No trabalho de pesquisa realizado pelos alunos, utilizando a metodologia de produção de SNAP e análise bromatológica, foi feita a comparação de:
Os resultados foram os seguintes:
Fonte: AUTORES, 2019
Fonte: AUTORES, 2019
A partir das pesquisas, foi possível concluir que:
Considere o tipo de solo, época de plantio, escolha da cultivar, controle de pragas e plantas daninhas, além de práticas adequadas de armazenamento de silagem para garantir qualidade e segurança alimentar para o rebanho.
Quer dicas para a produção de silagem de milho?