Blog

Roubo de gado: seu rebanho de leite está seguro?




roubo de gado de leite.jpg 

A distância entre as propriedades rurais e os centros urbanos facilita a ousada ação de ladrões de rebanho. A falta de policiamento nesses locais isolados não inibe a atuação dos bandidos que não poupam esforços para roubar casas, veículos e animais.

O roubo de gado e outros animais é uma preocupação para qualquer produtor, já que devido ao valor significativo dos animais e a dificuldade de fiscalização nas fazendas, os índices vêm aumentando no Brasil.

Casos de funcionários corrompidos por bandidos que facilitam o furto, falsos caseiros que conquistam a confiança do fazendeiro para roubá-lo, gangues especializadas que desaparecem com um grande número de animais de forma muita rápida. Artimanhas novas surgem a cada dia, causando grande prejuízo ao produtor.

Como evitar esse risco?

1- Contar com a tecnologia

O uso de tecnologia no campo é uma importante solução que pode ajudar na segurança da  fazenda por meio de alarmes, câmeras e aplicativos que utilizam do celular para facilitar a comunicação entre os fazendeiros e a polícia, como o projeto “Vizinhos Protegidos” de Uberlândia.

Outra novidade no mercado é o monitoramento de gado através de um chip inserido no animal para o rastreamento.

2- A união faz a força!

Alguns fazendeiros têm achado na união das propriedades uma outra medida de segurança. Criam um comitê da mesma região para discutir e desenvolver ações referentes a segurança da região, aplicando um método em que os moradores podem ser avisados quando há atitudes suspeitas.

3- Contratar com segurança

Pesquisar com cuidado o histórico profissional, pedir referências e conversar com os patrões anteriores de quem será contratado pode reduzir as chances de sucesso de ladrões que se passam por caseiros, ordenhadores, etc.

4- Ter bom relacionamento com a Polícia Militar

Ser parceiro da PM, manter um bom relacionamento, informar atitudes suspeitas e colaborar com o trabalho desses profissionais têm sido atitudes que podem garantir a tranquilidade para quem vive do campo.

5- Manter-se informado

Buscar fontes seguras de informação na internet, televisão e impressos a respeito das diferentes formas de roubo de gado praticadas e conhecer diversas formas de evitar ações de criminalidade na fazenda é fundamental.

Conversar sobre o assunto com a comunidade, outros fazendeiros e especialistas também ajuda muitonas questões de segurança no campo.

5- Compartilhar experiências

Fazendeiros que já foram vítimas podem ajudar muito na identificação de um ladrão de gado, no alerta a outras propriedades e na construção de medidas públicas de segurança.

Relatar e divulgar as desagradáveis experiências de roubo do rebanho de leite podem ajudar a reduzir a criminalidade no campo.

Uma forma de fazer isso foi criada pelo instituto Observatório da Criminalidade no Campo, através da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que lançou um formulário no próprio site da CNA (cnabrasil.org.br), para que os produtores de todo o território relatem casos de violência. O objetivo é traçar um diagnóstico e propor ações que combatam a violência que atingem o produtor rural e seus familiares.

 Quando o assunto é segurança no campo, manter-se informado, em contato com outras propriedades e investir em equipamentos de prevenção são medidas que podem evitar grandes dores de cabeça!


Prejuízos por conta de um controle de custos mal feito podem ser evitados! 

Clique aqui e saiba mais!

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.