A Responsabilidade Social Empresarial acontece quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
Mais que isso, essa atitude significa também “Fonte de oportunidades, inovação e vantagem competitiva”,
Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School, considerado “Pai da Estratégia Empresarial”.
Essa atitude refere-se à responsabilidade geral das empresas por uma gestão sustentável em termos econômicos, ecológicos e sociais. Deve ser uma estratégia implantada de forma autêntica, e seus princípios devem ser incorporados à cultura da empresa, à sua missão e divulgados a seus funcionários e prestadores de serviços.
A Responsabilidade Social pode ser definida como “...um relacionamento ético e transparente, podendo ser adotado pelas empresas para contribuir para o desenvolvimento sustentável, econômico, preservando recursos ambientais, culturas, oferecendo qualidade de vida a seus empregados, familiares, comunidade e gerações futuras, promovendo a redução da desigualdade social e uma sociedade mais justa”, diz Fábio Eon, co-fundador da ResponsabilidadeSocial.com.
Programas de RSE trazem resultados positivos para a empresa e a sociedade , além da valorização e longevidade da imagem e da marca. Devem ser vistos como uma forma criativa e inovadora de gestão empresarial, uma vez que “têm um peso de 41% nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma empresa”, segundo estudo do Reputation Institute.
Para dar início às ações de Responsabilidade Social da empresa, é preciso entender que a questão não está relacionada à assistência social, e sim ao “ensinar a pescar”. A partir daí, basta definir os princípios desta estratégia e começar a adotar ações de preocupação com o meio ambiente e com a sociedade.
1. Preservação ambiental
Pensar no impacto ambiental da atividade econômica da empresa de forma ampla permite visualizar um cenário de inúmeras possibilidades de ação ambiental para ajudar a amenizá-lo.
A empresa pode adotar práticas de preservação ambiental, apoiar parceiros e programas e principalmente, educar seu público interno.
Ensinar sobre economia de energia, uso consciente da água e destinação correta dos resíduos já são um excelente começo!
A empresa pode promover discussões, pregar cartazes, desenvolver programas, espalhar lixeiras de coleta seletiva, apoiar projetos de reflorestamento. Enfim, cultivar a consciência de que se cada um fizer um pouco, uma grande rede do bem será construída.
2. Ação social
É possível a empresa identificar e atender demandas sociais dos funcionários, prestadores de serviços e da comunidade. Ouvir atentamente todos os steakholders, colaborar com questões como saúde, educação, segurança, esporte e cultura.
Projetos sociais em qualquer uma dessas áreas geram resultados incríveis e fundamentam a existência da empresa para além dos interesses econômicos.
3. Disponibilização de recursos
Com iniciativa própria ou em parceria, seja com dinheiro, produtos, espaços, mão-de-obra ou simplesmente o know-how.
A empresa pode disponibilizar inúmeros recursos, da forma que lhe for possível e conveniente, em prol da comunidade onde está inserida e ajudar a promover grandes transformações.
O compromisso com a responsabilidade social permite gerar vantagens, tanto para a sociedade como para a empresa, resultando assim numa situação de vantagem mútua.
Sendo bom para todo mundo, resta agir como protagonistas da transformação social que se deseja ver no mundo.
Seja um investidor social!