Blog

5 Esclarecimentos sobre o apoio a projetos culturais da Lei Rouanet




Projetos Culturais Lei Rouanet

Investir em cultura tem retorno certo e imensurável. É investir em cidadania, em qualidade de vida, em transformação social. Apoiar ações culturais significa ajudar a melhorar o mundo e está ao alcance de todos. No Brasil, os projetos culturais de incentivo fiscal buscam estimular e disseminar ações culturais através de iniciativas privadas. São viabilizados com recursos públicos, porém de forma mais direta, uma vez que pessoas físicas e jurídicas direcionam parte de seus impostos para onde realmente gostariam de vê-lo empregado.

A legislação brasileira ampara ações deste tipo, como a Lei Rouanet, de 1991, mas ainda esbarra na desinformação. Pessoas, empresas, empreendedores sociais e profissionais da contabilidade ainda têm muitas dúvidas e desconfianças na hora de fazer esse mecanismo funcionar.

Por quê apoiar?

 

Em cenários de desigualdade social, infelizmente tão comuns no nosso país, a falta de maiores investimentos em educação, saúde, esporte e cultura caracterizam grande vulnerabilidade social e terreno fértil para misérias como o desemprego e a violência.

Possibilidades reais de mudança e melhoria de vida surgem onde iniciativas, ainda que pequenas, são desenvolvidas nessas áreas.

No caso da cultura, o governo brasileiro, reconhecendo essa urgência e objetivando estimular uma rede de iniciativas em todo seu extenso território, criou mecanismos que viabilizam investimentos com renúncia fiscal, como a Lei Rouanet.

Desde 1991, esse mecanismo vem beneficiando artistas atuantes nos projetos, empresas que realizam uma ação social e divulgam sua marca e as comunidades, público alvo que se beneficia com atividades culturais sem custos para os municípios.

Mas apesar de tantos anos de existência, o funcionamento deste mecanismo ainda é mistério para muita gente, o que gera insegurança na hora de decidir apoiar um projeto.

Esclarecendo as dúvidas

 

O alcance das iniciativas culturais através de incentivos fiscais pode, com certeza, ser ampliado à medida que esclarecimentos sejam cada vez mais difundidos, respondendo dúvidas muito frequentes, como:

1) O que é a Lei Rouanet?

Lei 8.313/1991 que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) cuja finalidade é a captação e canalização dos recursos para os diversos setores culturais. O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto às pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda ou empresas tributadas com base no lucro real para a execução do projeto.

2) Quem pode doar?

PESSOAS FÍSICAS que fazem sua declaração de imposto de renda no formato completo podem doar até 6% do seu imposto devido.

PESSOAS JURÍDICAS tributadas pelo Lucro Real podem doar até 4% do seu imposto devido.

Os valores doados dentro dos limites previstos poderão ser totalmente deduzidos.

3) O que garante a isenção fiscal?

No ano seguinte ao do apoio cultural, o investidor social poderá obter o retorno do que disponibilizou, dentro dos limites citados acima.

O que garante isso é o Recibo de Mecenato emitido pelo responsável pelo projeto logo após o depósito. É esse documento, padronizado pelo Ministério da Cultura, que será entregue na declaração do Imposto de Renda pelo doador/patrocinador e que também será enviado a este Ministério por quem realizou o projeto.

4) O projeto está realmente aprovado pela Lei Rouanet?

Todos os projetos culturais aprovados na Lei Rouanet são publicados no Diário Oficial da União e recebem um número de identificação do Pronac. Isso pode ser consultado a qualquer momento pela internet.

5) Como saber se o dinheiro realmente será destinado ao projeto?

  • Os depósitos para projetos da Lei Rouanet só podem ser feitos na conta aberta pelo Ministério da Cultura, especificamente para este fim. Para cada projeto é aberta uma conta em agência indicada pelo proponente e todos os aportes ficam registrados no sistema do MinC.

  • Uma longa e detalhada prestação de contas é exigida pelo MinC ao final de cada projeto e que tem seu resultado também publicado no Diário Oficial da União.
    Além disso o MinC também se reserva no direito de fiscalizar os projetos em andamento.

 

Apoiar projetos aprovados pela Lei Rouanet não é complicado e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Quer contribuir para a cultura da sua região? Procure os projetos pela lei Rouanet que acontecem nela.

Gostaria de apoiar nosso projeto cultural?

Clique aqui

 

 

Flávia de Moura Xavier

Flávia de Moura Xavier

Coordenadora de Comunicação e Cultura na FUNDAÇÃO ROGE