Blog

Qual o tempo de colheita do capim elefante para ensilagem?




Qual o tempo de colheita do capim elefante para ensilagemTexto baseado no Resumo Científico apresentado no 29° Congresso Brasileiro de Zootecnia: “COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE SILAGENS DE CAPIM ELEFANTE COLHIDO COM DIFERENTES TEMPOS DE REBROTA”, dos alunos e professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): Júlia dos Santos Fonseca, João Carlos de Carvalho Almeida, Jairo Augusto Sousa Araújo, Aline Barbosa de Oliveira e Rondineli Pavezzi Barbero.

 

A alimentação de bovinos no Brasil é dependente da produção de forrageiras tropicais. Durante o período das águas, há excedente de produção, enquanto que no período da seca há um decréscimo que resulta na escassez de alimentos. Métodos de conservação de forragens são uma alternativa de uso da produção excedente do período das águas. Dessa forma, as silagens podem suprir a deficiência de alimentos durante o período seco.

Produção de silagem

 

A silagem corresponde a um produto decorrente de um processo fermentativo, o qual sofre interferências do material utilizado e de características no interior do silo. O uso de gramíneas para a produção de silagem tem sido muito utilizado nos sistemas de produção de ruminantes. 

Silagem de capim-elefante

 

O capim elefante (Pennisetum purpureum Schum) é uma forrageira que se destaca por suas características na produção de matéria seca. No momento ideal para a colheita, o capim elefante apresenta alto teor de umidade, alto poder tampão e baixas quantidades de carboidratos solúveis. 

O alto teor de umidade é prejudicial ao processo fermentativo. Isso acontece devido ao impedimento do rápido decréscimo do pH do material ensilado, ocasionando assim, fermentações secundárias indesejáveis, que irão prejudicar a qualidade da silagem. Quando colhido com alto teor de umidade, grande quantidade de nutrientes é perdida por eliminação de efluentes. Além disso, o baixo teor de matéria seca pode favorecer o desenvolvimento de bactérias Clostridium, produzindo o ácido butírico, com consequente degradação de proteína. 

Logo, a ensilagem de gramíneas com elevados teores de umidade resulta em perdas, tanto em quantidade quanto em características bromatológicas. Com isso, a composição química das silagens de capim elefante é influenciada pela idade de colheita do capim. 

Como escolher?

 

A escolha da idade mais adequada para colheita do material a ser ensilado muitas vezes é uma decisão difícil nas propriedades. Dessa forma, uma dica de idade para a colheita do capim elefante é com 84 dias de rebrota, visto que, com essa idade a planta apresenta altas porcentagens de nutrientes a serem aproveitados pelo animal e baixos teores de frações fibrosas não digestíveis (não aproveitadas pelo animal). Com essa idade, o capim elefante possui menor teor de umidade e um maior teor de matéria seca, a qual é fundamental para um bom processo de fermentação de silagens.

 

Quer conhecer tipos diferentes de silos e as suas vantagens e desvantagens para produção na sua fazenda de leite?

Clique aqui

 

 

 

Júlia dos Santos Fonseca

Júlia dos Santos Fonseca

Técnica em Agropecuária com competência em Bovinocultura de leite, formada pela FUNDAÇÃO ROGE (Academia do Leite). Médica Veterinária pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Desenvolveu atividades como bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq na área de Produção de Ruminantes, participou ativamente de experimentos com animais de produção e foi monitora da disciplina de Plantas Forrageiras. Foi integrante do grupo de estudos Beef Cattle e Liga em bovinocultura da UFRRJ-LiBovis. Foi aluna de Mobilidade Acadêmica Nacional na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Possui Formação MDA na Escola de Gestão Agro+Lean. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).